TARIFAS ELEVADAS
Trump reforça prioridade por acordo comercial justo com Pequim
Por Redação - Em 05/05/2025 às 9:57 AM

Desde abril, os EUA aumentaram tarifas sobre produtos importados, atingindo parceiros como Canadá, México e especialmente a China, com taxas que chegam a 145%.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesse domingo (4), que seu governo está em diálogo com vários países, incluindo a China, para tratar de acordos comerciais. A principal prioridade, segundo ele, é garantir um pacto “justo” com os chineses.
Falando a bordo do avião presidencial, Trump descartou qualquer conversa iminente com o presidente chinês Xi Jinping, mas confirmou que autoridades dos dois países seguem negociando. Questionado sobre a possibilidade de um anúncio nesta semana, respondeu que isso “pode muito bem acontecer”, sem dar detalhes.
Desde abril, os EUA aumentaram tarifas sobre produtos importados, atingindo parceiros como Canadá, México e especialmente a China, com taxas que chegam a 145%. Trump afirmou que novas tarifas podem ser impostas a países com os quais não houver acordo nas próximas semanas.
Na mesma declaração, voltou a acusar a China de práticas comerciais desleais e criticou a aproximação histórica promovida por Richard Nixon nos anos 1970. Ainda assim, em entrevista à NBC, sinalizou otimismo: “Eles querem muito um acordo. Mas tem que ser justo”, afirmou.
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























