EXPANSÃO ECONÔMICA

Turismo ajuda a garantir 13.798 postos de trabalho formais no setor de serviços

Por Marcelo Cabral - Em 19/09/2025 às 7:10 PM

Setor de Serviços teve forte impulso do turismo na geração de empregos                Foto: Ascom/Setur-CE

O turismo consolidou-se como um dos motores da economia do Ceará, segundo os dados mais recentes do PIB do segundo trimestre de 2025, divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O setor de serviços, que engloba hotelaria, alimentação, transporte e lazer, registrou alta de 2,94% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do semestre, a expansão chegou a 3,32%, desempenho superior ao observado na média nacional.

Para o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, os números refletem o peso crescente da atividade para o desenvolvimento do Estado. “O turismo deixou de ser apenas lazer para se tornar uma das principais atividades econômicas do Ceará. Ele gera emprego, renda e garante crescimento acima da média do Brasil. Esse resultado é fruto da visão do governador Elmano de Freitas, que tem investido na promoção do nosso destino, ampliação de voos e capacitação para os profissionais do setor”, afirma.

Setores em evidência

Entre os segmentos que mais se destacaram no período, hotéis e restaurantes registraram avanço de 4,22%, sinalizando maior fluxo de visitantes. O transporte apresentou crescimento expressivo de 6,06%, impulsionado pelo aumento nas viagens, enquanto os serviços ligados a lazer e cultura tiveram expansão de 6,05%, acompanhando a elevação das atividades recreativas.

O reflexo do movimento turístico também chegou ao varejo ampliado, que cresceu 4,1% no Estado, também acima da média nacional. As maiores altas foram observadas em artigos de uso pessoal (+10,9%) e em produtos de farmácia e cosméticos (+8,9%), setores que acompanham a vitalidade do consumo.

O turismo vem se firmando ainda como vetor de empregabilidade. Apenas no segundo trimestre, o setor de serviços abriu 13.798 vagas formais, das quais 1.258 em hotéis e restaurantes. Essa dinâmica contribuiu diretamente para o desempenho do PIB cearense, que avançou 3,86% no período, superando a média do Brasil, que chegou a 2,2%. Com resultados consistentes, o setor turístico reforça sua posição estratégica no desenvolvimento da economia do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business