Força Regional

Turismo do Ceará cresce quase três vezes mais que a média nacional em março

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/05/2025 às 8:39 PM

Kitesurfe E Outros Esportes Náuticos Atraem Turistas Para O Ceará

Kitesurfe e outros esportes náuticos são fortes atrativos turísticos do Ceará Foto: Divulgação

O setor de turismo do Ceará segue dando sinais claros de robustez em 2025. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE revelam que, em março, as atividades turísticas no estado avançaram 14,7% em relação a igual período do ano passado. Um salto expressivo, bem acima da média nacional, que ficou em 5,8%.

E não se trata de um movimento pontual. O ritmo de crescimento se repete em diferentes comparações temporais. Na passagem de fevereiro para março, o turismo cearense também teve alta, de 1,6%, enquanto o Brasil como um todo recuou 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado já soma um crescimento de 7,6%, contra 4,7% da média do país.

A engrenagem por trás dos bons números

Por trás da performance consistente, há uma engrenagem de estratégias públicas e privadas que vêm se conectando com mais eficiência. O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, atribui os resultados à atuação integrada do Governo do Estado. Segundo ele, a agenda da gestão tem priorizado o setor com políticas estruturadas, promoção em mercados estratégicos e reforço da malha aérea.

Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo e é motivo de comemoração para todos que fazem o turismo cearense. O governador Elmano de Freitas tem liderado pessoalmente iniciativas que fortalecem o setor, e nosso foco agora é manter o ritmo e ampliar o impacto do turismo na economia local”, afirmou Bismarck.

Nos bastidores desse avanço estão medidas como a intensificação da presença do estado em feiras e eventos do trade nacional e internacional, ações de qualificação de mão de obra e um trabalho direcionado à formalização dos prestadores de serviço — com destaque para o aumento no número de municípios cearenses integrados ao Cadastur.

Novas frentes de crescimento

Além disso, segmentos com forte potencial como os esportes náuticos, o turismo de experiência cultural e o ecoturismo vêm ganhando musculatura, ampliando a diversidade da oferta turística. A melhoria na conectividade aérea, com mais voos diretos conectando o Ceará a centros emissores de turistas, também contribui diretamente para a alta.

Os números não apenas confirmam o bom momento do turismo cearense, como também indicam o peso crescente do setor na composição da atividade econômica do estado. Trata-se de uma cadeia produtiva com efeitos transversais — da hotelaria ao transporte, da gastronomia ao comércio local — que vem se tornando cada vez mais estratégica para a geração de emprego e renda.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business