EXPORTAÇÕES

União Europeia iniciará auditoria para reabrir mercado a pescados brasileiros

Por Redação - Em 05/11/2025 às 1:00 PM

Peixes, Pescados Foto AgÊncia Brasil

As exportações do setor estão suspensas desde 2018, quando o Ministério da Agricultura interrompeu os embarques após recomendações das autoridades sanitárias europeias FOTO: Agência Brasil

A União Europeia confirmou a realização de uma auditoria em frigoríficos de pescados do Brasil, etapa decisiva para a reabertura do mercado europeu ao produto brasileiro. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (4) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas.

Segundo o ministro, a inspeção deve ocorrer nos primeiros meses de 2026. “Com essa auditoria, teremos a oportunidade de reabrir o tão aguardado mercado europeu para os pescados brasileiros”, afirmou Fávaro.

As exportações do setor estão suspensas desde 2018, quando o próprio Ministério da Agricultura interrompeu os embarques após recomendações das autoridades sanitárias europeias. A retomada é uma das principais pautas do setor pesqueiro junto ao governo federal, que vê no mercado europeu uma alternativa estratégica diante de eventuais restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos.

Além da auditoria, a União Europeia também formalizou a retomada do sistema de pré-listing para exportação de ovos brasileiros — mecanismo que permite ao Ministério da Agricultura habilitar empresas diretamente, sem necessidade de aprovação individual pela autoridade europeia. O modelo já havia sido restabelecido em outubro para os frigoríficos de frango.

“Todas as agroindústrias que cumprirem os protocolos sanitários terão a oportunidade de exportar ovos brasileiros para a Europa”, destacou Fávaro.

O pré-listing havia sido suspenso em 2018, após a Operação Trapaça — desdobramento da Operação Carne Fraca —, que levou a União Europeia a adotar controles mais rigorosos sobre produtos de origem animal brasileiros.

Fávaro informou ainda que o Suriname autorizou a importação de carne suína do Brasil. O acordo será formalizado na próxima semana, ampliando a presença da proteína brasileira no mercado internacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business