DIZ MINISTÉRIO
União Europeia retoma importação de carne de frango e peru do Brasil
Por Redação - Em 22/09/2025 às 2:06 PM

De janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou 3,28 milhões de toneladas de carne de frango FOTO: Freepik
A União Europeia autorizou novamente a entrada de carne de frango e de peru produzida no Brasil, após reconhecer o país como livre de influenza aviária. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
As vendas haviam sido suspensas em maio, quando foi confirmado um foco de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul. O retorno será escalonado:
- Demais estados brasileiros podem exportar desde 18 de setembro;
- O Rio Grande do Sul, exceto a área do foco, poderá enviar cargas a partir de 2 de outubro;
A zona de 10 km ao redor da granja afetada retomará os embarques em 16 de outubro.
O regulamento europeu foi publicado nesta segunda, mas só passa a valer na terça-feira (23). A decisão segue reconhecimento oficial dado pela UE em 4 de setembro, após o Brasil declarar-se livre da doença em junho e notificar a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Desde a confirmação do surto no estado gaúcho, mais de 40 países impuseram restrições à carne de aves brasileira. Alguns já reabriram seus mercados, enquanto a China, principal comprador, ainda mantém a suspensão. O governo chinês iniciou nesta segunda uma auditoria em frigoríficos nacionais para avaliar os protocolos sanitários, etapa considerada decisiva para a retomada.
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou 3,28 milhões de toneladas de carne de frango, que renderam US$ 6,15 bilhões em receitas.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























