VITÓRIA ROBUSTA

Unimed Fortaleza elege Flávio Ibiapina por forte agenda de expansão e inovação

Por Marcelo Cabral - Em 04/02/2026 às 8:30 PM

O ginecologista e obstetra Flávio Ibiapina foi eleito, nesta quarta-feira (4), o novo presidente da Unimed Fortaleza, em votação realizada de forma online e com ampla margem de votos – 79,75% dos 3.556 médicos votantes. Ele comandará a instituição no quadriênio 2026–2030 à frente de uma diretoria composta por Marcos Aragão (Administrativo-Financeiro), João Osmiro Barreto (Comercial), Patrícia Lopes (Recursos Próprios) e Marcus Rattacaso (Provimento em Saúde). E tendo no Conselho de Administração os médicos Lívio Lobo, Antônio de Pádua, Amélia Teixeira e Christiane Muniz.

Com a consolidação do resultado, o médico comentou que a “vitória nasceu do diálogo e da construção de uma cooperativa forte. A troca de gestão não é um ponto final, é um recomeço”. Ele afirmou “esperar que essa união continue ajudando a construir uma cooperativa cada vez mais transparente e dedicada aos nossos cooperados, clientes e colaboradores”. “Hoje, celebramos a força do cooperativismo, fruto de uma vitória histórica. Desejo que este seja o ponto de partida de uma nova e grande jornada”, finalizou.

Flávio Ibiapina tem ampla experiência em atuação na cooperativa médica cearense             Foto: Arquivo/Portal IN

Entre os eixos centrais da Chapa Escala, liderada por Ibiapina, está a criação de um aplicativo financeiro voltado à gestão patrimonial dos cooperados, com atuação semelhante à de um family office. A proposta inclui a oferta de produtos de investimento com rentabilidade diferenciada, linhas de crédito inteligente para clínicas e consultórios, além de soluções voltadas à segurança patrimonial.

A nova gestão também projeta uma expansão estratégica da holding do Sistema Unimed Fortaleza, com o fortalecimento dos negócios já existentes e a abertura de novas frentes de atuação, ampliando resultados e assegurando a rentabilidade. O plano prevê, ainda, a distribuição dos ganhos dos empreendimentos a todos os médicos cooperados e uma atuação firme no Sistema Unimed Nacional, com defesa ativa dos interesses da cooperativa cearense.

Outro pilar da administração será o investimento contínuo em educação cooperativista e em formação em gestão, com o objetivo de fortalecer a cultura de engajamento e preparar futuras lideranças. Está prevista, igualmente, a transição gradual do modelo de remuneração free-for-service para um formato baseado em valor, incluindo a criação do Escritório de Valor em Saúde.

Ampliar o portfólio

No campo de produtos e serviços, a diretoria pretende lançar novas soluções voltadas a diferentes perfis e segmentos. Entre elas, o Multimédico Plus, que permitirá acesso à rede hospitalar premium de São Paulo; o Multiplan Sênior, direcionado à população da terceira idade; e produtos regionalizados para ampliar a presença na Região Metropolitana de Fortaleza. A implementação de cirurgias robóticas na capital cearense também integra o plano estratégico.

A adoção de inteligência artificial para identificação e prevenção de possíveis fraudes em contratos e reembolsos é outra frente prevista, assim como a meta de superar a marca de 400 mil vidas ao final dos próximos quatro anos, com crescimento sustentável da carteira, apoiado em novos produtos, qualidade comercial, experiência consistente e estratégias de retenção.

A ambição da nova diretoria encontra respaldo na trajetória recente da cooperativa. Flávio Ibiapina integrou a gestão anterior, presidida por Marcos Aragão, período em que foi estruturada a holding da Unimed Fortaleza, com sete verticais de negócios. Esse movimento permitiu à cooperativa encerrar 2025 com um faturamento de R$ 3,7 bilhões, além de uma série de avanços para seus clientes e cooperados.

Com esse conjunto de objetivos, a nova administração pretende elevar ainda mais o padrão de assistência em saúde oferecido aos seus clientes; ampliar o portfólio de produtos e serviços; garantir a sustentabilidade da operadora e promover melhorias contínuas para todos os seus mais de 4.275 médicos cooperados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business