processo de descarbonização
Vale e Wabtec testam motor flex para reduzir emissões no transporte ferroviário
Por Redação - Em 13/10/2025 às 2:00 PM

A Vale destacou que o uso de combustíveis alternativos integra uma agenda conjunta de inovação com a Wabtec
A Vale anunciou uma nova parceria com a Wabtec Corporation para o desenvolvimento de um motor ferroviário flex, capaz de operar com diesel puro ou com uma mistura de diesel e etanol. O projeto faz parte das iniciativas da mineradora para acelerar o processo de descarbonização de suas operações logísticas.
Segundo a empresa, os testes iniciais serão realizados em laboratório, com o objetivo de validar o conceito, medir o desempenho do equipamento e analisar o potencial de redução nas emissões de carbono. A expectativa é que a fase experimental se estenda até 2027, quando o modelo poderá ser testado na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Em comunicado, a Vale destacou que o uso de combustíveis alternativos integra uma agenda conjunta de inovação com a Wabtec, voltada à transição energética do transporte ferroviário. Em março, as companhias já haviam firmado acordo para a compra de 50 locomotivas com motores Evolution Series, preparados para operar com até 25% de biodiesel. A meta é ampliar esse percentual nos próximos anos.
“O desenvolvimento de soluções como o motor flex reforça o nosso compromisso com a redução das emissões e com a modernização da malha ferroviária”, afirmou o vice-presidente de Operações da Vale, Carlos Medeiros. Ele lembrou que, em 2024, o transporte ferroviário respondeu por 14% das emissões totais de carbono da companhia.
Para a Wabtec, o projeto representa um avanço inédito no setor. “Será a primeira vez que o etanol será utilizado como fonte de energia em uma locomotiva, um marco para a indústria ferroviária mundial”, destacou o presidente da Wabtec Latam, Danilo Miyasato.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























