ENCONTRO SELETO

Vanderson Aquino comanda almoço intimista com empresários e executivos

Por Marcelo - Em 25/05/2023 às 6:20 PM

O CEO do Mêntore Bank, Vanderson Aquino, reuniu um seleto grupo de empresários nacionais e alguns locais convidados pelo Grupo IN de Comunicação, em seu elegante apartamento nesta quinta-feira (25), para um almoço intimista, já como uma avant-première do Experience Dinner, que será realizado hoje à noite, no Vasto Restaurante. Dentre os presentes, o CEO de Wealth Management do banco suíço UBS Brasil, Bruno Barino, que tem larga experiência no segmento financeiro e falou um pouco sobre a ampliação da atuação da instituição no Nordeste e no Ceará.

Bruno Barino e Vanderson Aquino durante o almoço exclusivo

Com 11 anos de atuação no UBS, participou de todos os ciclos de negócios ocorridos no Brasil, passou por várias áreas e hoje comanda a de Wealth Management. “Fazemos a gestão de investimentos aqui no País, no mercado doméstico, e também no internacional. Temos equipes de gerentes brasileiros para fazer atendimento a nossos clientes daqui na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, fazendo um negócio integrado”, afirma.

No Nordeste, o UBS tinha uma operação mais remota, mas começou uma expansão em 2020 e o Ceará, como tem o maior PIB da região, logo se tornou o seu mercado prioritário. “Temos muitos negócios aqui, tanto com o mercado local quanto com o offshore. Abrimos um escritório em Recife, onde contratamos uma equipe, e o próximo passo é abrir em Fortaleza também. Então, o Ceará é um mercado muito relevante, que sai do eixo normal de São Paulo, do agro, tem uma dinâmica diferente. E essa questão específica do Hidrogênio Verde e das energias renováveis – solar e eólica -, que já estão fortes, vai muito prá frente, mas a primeira instituição financeira a falar de ESG, há quase três décadas, foi o UBS”, explica.

Ele lembrou que, naquela época, fazer gestão de investimentos com ESG era mais caro, o retorno para o cliente era menor. Mas, hoje, essa realidade mudou. “O consumidor e a economia, atualmente, fizeram tudo virar para esse lado. Se a empresa não adere aos princípios e não tem uma estratégia clara de ESG, não consegue captar, tem cliente que não consegue comprar. E o mercado como um todo começou a mudar as empresas para esse lado. Acho que é bom, pois está chegando aonde a gente sempre achou que tinha de chegar, que ainda vai evoluir muito e tem grande potencial de crescimento”, destaca Bruno Barino.

Já Luís Patrice, diretor Executivo Nordeste do UBS, lembrou que o banco iniciou a ampliação de serviços na região, há pouco mais de um ano e ele possui cerca de 20 anos no mercado de Private Banking e já havia trabalhado em Recife, tendo muito networking. “Há dois anos fui contratado pelo UBS e comecei em Recife, por lá ter sido minha base anterior. Mas, desde o começo falava com o Bruno que a gente tinha de vir para o Ceará, pois vejo aqui uma economia pujante, interessante, com uma diversidade de negócios, o empresariado local muito apegado às raízes, como M. Dias Branco, Arco Educação, Grupo Edson Queiroz. Sou filho de nordestino e tenho muito orgulho de poder liderar essa operação para cá. E tenho uma boa expectativa de fazer bons negócios aqui em Fortaleza. O UBS é muito focado em questões de ESG, que têm tudo a ver com o Hub de Hidrogênio Verde que será instalado no Ceará”, lembra.

Mais participantes

Segundo André Farias, CEO do Experience Club Nordeste, que promove o Experience Dinner, o evento reunirá 80 lideranças empresariais de grande companhias cearenses como M. Dias Branco, Moura Dubeux, Grupo Marquise, entre outros, que terão o presidente da Tigre, Otto Von Sothen, como um dos speakers da noite. “Ele falará sobre boas práticas, trazendo uma visão da revolução que ele trouxe para a empresa, tanto na cultura, na estratégia, na mudança da forma de gerir a companhia. A Tigre é uma multinacional nascida no Brasil e o Otho é conhecido como o líder que transformou a companhia nos últimos dez anos. O foco do Experience Club é 100% empresarial, mas alguns líderes políticos podem estar presentes e são convidados por nós. Temas como o Marco do Saneamento Básico será muito debatido”, diz. Também estiveram presentes ao almoço o presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão; o diretor da cooperativa médica, Fabrício Martins; o diretor de Incorporações da Moura Dubeux, Fernando Amorim; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o CEO do Grupo IN de Comunicação, Pompeu Vasconcelos; o CEO da Audens, Felippe Pessoa; a gerente de Parcerias do Unicef Brasil, Luiza Aversa; o advogado Felipe Braga, e os empresários Omar Macêdo e Rodrigo Carvalho.

Bruno Barino, Luiza Aversa, Camila Carvalho e Luís Patrice, durante o encontro realizado em Fortaleza

Camila Carvalho, head de Desenvolvimento de Parceiras do Unicef Brasil também esteve no almoço, e vai participar do Experience Dinner, pois no Unicef é muito importante engajar o setor privado para posicionar o propósito e as ações sociais na sua estratégia. “Minha área é de parceria com empresas, fundações e grandes doadores, trazendo esse público para apoiar as nossas ações sociais. O Unicef Brasil depende dos recursos arrecadados em eventos como o Experience Dinner, para implementar o nosso programa no País. E vamos trazer o Otto Von Hathen, que é conselheiro do Unicef, para compartilhar um pouco da sua trajetória e contar como olha para esse impacto social dentro da sua estratégia de negócio”, salienta.

Élcio Batista, lembrou que a Prefeitura de Fortaleza tem uma forte parceria com o Unicef Brasil, desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio. “Quando eu era secretário de Juventude tivemos a Plataforma de Centros Urbanos e Fortaleza foi a primeira cidade a implantá-la no Brasil. Depois tivemos a Unidade de Amigos da Primeira Infância (Uapi), que ganhou prêmios nacionais e internacionais, e se transformou em um projeto que atua também nas áreas de saúde e educação, que tem melhorado a qualidade do acesso e dos serviços prestados. Tem uma agenda vinculada à primeira infância, ao adolescente e ao jovem, na Prefeitura de Fortaleza e o Unicef trabalha para fortalecer políticas que melhorem a qualidade de vida desses grupos. Fortaleza é um grande laboratório para essas experiências e muitas das políticas públicas que foram nacionalizadas e até internacionalizadas, se iniciaram aqui, nessa parceria do Unicef com a Prefeitura; ou o Selo Unicef, que é um grande exemplo para o mundo, e uma parceria com o Governo do Ceará e os municípios. Fortaleza é um grande laboratório de prototipagem de políticas pública e por isso é a cidade mais inovadora do Brasil”, comemora.

Urbano Vitalino quer ampliar ações do seu escritório no Ceará

O advogado Urbano Vitalino, que comanda o terceiro maior escritório de advocacia empresarial do Brasil, nascido em Recife 85 anos, mas com sede em São Paulo, pretende ampliar sua presença no Ceará. “Entendemos que para fazer uma atuação digna no Nordeste, não poderíamos estar fora do Ceará. Montamos uma unidade aqui há cerca de quatro anos, que deu tão certo que o conselho de sócos do escritório decidiu fazer uma ampliação. Estamos trabalhando na escolha da localização, com cerca de 200m², provavelmente no BS Design. Devemos atuar aqui de forma mais estruturada, pois o Ceará é um mercado riquíssimo, dinâmico e devemos ampliar em cerca de 40 profissionais nosso time em Fortaleza. E como somos parceiros do Experience Club em nível nacional, por isso estamos aqui para participarmos do Experience Dinner”, conclui.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business