
Brazil Week
Vanderson Aquino, da Mêntore, é homenageado em Nova York por impacto no setor financeiro
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 15/05/2025 às 4:08 PM

Vanderson Aquino, CEO da Mêntore Foto: Divulgação
Com uma trajetória marcada pela persistência e visão de mercado, o cearense Vanderson Aquino, fundador e CEO da Mêntore, foi um dos brasileiros homenageados durante a Brazil Week em Nova York. O reconhecimento aconteceu na noite desta segunda-feira (12), durante o tradicional jantar de gala da Brazilian-American Chamber of Commerce, realizado no icônico Museu Americano de História Natural.
O evento, que neste ano destacou nomes como Dara Khosrowshahi (Uber) e Fabrício Bloisi (Prosus/iFood), celebrou personalidades brasileiras que têm gerado transformações relevantes em seus setores. Vanderson foi reconhecido por sua contribuição ao sistema financeiro nacional por meio da Mêntore, instituição de pagamento que tem ganhado fôlego entre as fintechs de maior crescimento no país.
De negócio local à vitrine internacional
Com origem simples e trabalhando desde os 13 anos, Vanderson formou-se contador e, aos 29, fundou sua primeira consultoria em Fortaleza. O negócio cresceu e deu origem ao Mêntore, que opera atualmente em todo o Nordeste, com sede transferida para São Paulo — coração financeiro da América Latina. Em quatro anos de operação, a fintech já movimenta R$ 40 bilhões por ano e projeta um lucro de R$ 300 milhões em 2025.
“Esse reconhecimento vai além dos números. É sobre abrir portas para milhares de pessoas por meio do acesso ao crédito”, afirmou Vanderson, ao receber a homenagem.
Além do fundador da Mêntore, também subiram ao palco nomes como Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo), André Esteves (BTG Pactual), Geyze Diniz (Pacto Contra a Fome) e Jeane Tsutsui (Grupo Fleury). A presença de executivos de peso reforçou o tom do evento, que mistura diplomacia, economia e a celebração de histórias que fazem a diferença dentro e fora do Brasil.
Mais notícias


EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO
