AVANÇO DA IA
Veja as 21 profissões em risco de extinção até 2030
Por Redação - Em 22/04/2025 às 10:01 AM

Mais de 90 milhões de empregos, aproximadamente 8% dos postos de trabalho atuais, poderão desaparecer FOTO: Freepik
O avanço da inteligência artificial (IA) e da automação promete transformar profundamente o mercado de trabalho nos próximos anos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2030, mais de 90 milhões de empregos, aproximadamente 8% dos postos de trabalho atuais, poderão desaparecer. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 12 milhões de empregos em países como Estados Unidos e Europa estarão em risco de extinção nos próximos cinco anos devido à automação e à IA.
Embora esses empregos sejam perdidos, a tecnologia também irá criar novas funções. Até 2030, estima-se que 170 milhões de novos postos de trabalho surgirão, representando cerca de 14% do total de empregos atuais. Isso resultará em um aumento líquido de 78 milhões de novos cargos. Esse crescimento será impulsionado por economias em transformação, a busca por energias mais limpas e os avanços tecnológicos que exigem novas habilidades e capacidades.
Com a automação e a inteligência artificial ganhando força, algumas profissões serão mais afetadas. O estudo da McKinsey aponta que os empregos mais vulneráveis são aqueles com tarefas repetitivas e previsíveis, que podem ser facilmente automatizadas. Confira a lista dos 21 cargos que correm risco de desaparecer até 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial, LinkedIn e London Institute of Banking and Technology:
- Atendentes dos correios
- Caixas de banco e atendentes similares
- Digitadores de dados
- Operadores de caixa e bilheteiros
- Assistentes administrativos e secretários executivos
- Profissionais de impressão e áreas relacionadas
- Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
- Auxiliares de controle de estoque e registro de materiais
- Atendentes e condutores de transporte
- Vendedores de porta em porta, jornaleiros e ambulantes
- Designers gráficos
- Reguladores, avaliadores e investigadores de sinistros
- Oficiais jurídicos
- Secretários jurídicos
- Operadores de telemarketing
- Cargos básicos de suporte em TI
- Operadores de linha de montagem
- Operadores de máquinas
- Funcionários de logística e separação em armazéns
- Analistas de seguros
- Agentes de viagens
Como blindar sua carreira
Se você atua em uma dessas áreas ou está preocupado com o impacto da automação em sua profissão, aqui estão algumas estratégias para se preparar:
Desenvolva habilidades em áreas com alta demanda
Invista em áreas que exigem habilidades mais avançadas e que estão em crescimento, como inteligência artificial, análise de dados, marketing digital, e liderança de talentos.
Destaque suas habilidades versáteis
Foque nas habilidades transferíveis, como gestão de processos, colaboração interdepartamental e resolução de problemas, que são aplicáveis em diversas funções.
Tenha alternativas
Diversifique suas fontes de renda. Considere trabalhos freelancer, pequenos negócios ou outras fontes de renda passiva que proporcionem maior segurança e resiliência.
A adaptação às novas exigências do mercado de trabalho será essencial para garantir a relevância e continuidade da carreira diante das rápidas mudanças tecnológicas.
Mais notícias
Audiência remarcada




























