Mercado automotivo

Venda de veículos novos cresce 11,5% no Ceará e supera média nacional

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 06/06/2025 às 11:04 AM

Venda De Veículos Novos Foto Freepik

Considerando todos os segmentos, o mercado cearense cresceu 26,5% no acumulado do ano Foto: Freepik

O mercado de veículos novos no Ceará segue em alta em 2025. Entre janeiro e maio, o Estado registrou crescimento de 11,5% nas vendas de automóveis e comerciais leves, acima da média nacional, que foi de 8% no mesmo período. Ao todo, foram emplacadas 15.191 unidades de carros e 3.905 comerciais leves, segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O maior destaque, porém,  vem das motocicletas. Com 40.990 unidades vendidas, o segmento teve salto de 34,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado — uma das maiores variações entre os veículos acompanhados pela federação, que também inclui caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

Considerando todos os segmentos, o mercado cearense cresceu 26,5% no acumulado do ano. Só em maio, houve avanço de 6,7% em relação a abril e de 16,4% frente a maio de 2024. As motos, mais uma vez, lideraram o movimento com alta de 17,5% sobre o mesmo mês do ano anterior. Automóveis e comerciais leves também tiveram desempenho robusto, crescendo 17% na mesma base comparativa.

Já os caminhões recuaram 5%, e os implementos rodoviários, 13%, indicando um desaquecimento pontual nesse nicho.

Cenário exige cautela

Apesar dos números animadores, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, alerta para riscos no horizonte. “Há fatores positivos, como o crescimento do PIB e a desaceleração da inflação, mas a elevação da Selic para 14,75% ao ano, junto com o aumento do IOF, tende a pressionar o custo do crédito automotivo nos próximos meses”, afirma.

Mesmo com menos dias úteis em 2025 — 102 contra 105 no mesmo período de 2024 — o desempenho tem surpreendido. A projeção, no entanto, pode ser revisada se o aperto do crédito se intensificar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business