DADOS DO IBGE

Vendas do varejo nacional recuam 0,2% em maio

Por Redação - Em 08/07/2025 às 6:03 PM

Loja De Móveis, Material De Construção, Varejo, Comércio Varejista Foto Freepik

As vendas registraram alta de 2,1% na comparação anual, abaixo da previsão de 2,4% FOTO: Freepik

As vendas do varejo no Brasil caíram 0,2% em maio ante abril, marcando o segundo mês consecutivo de queda, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (8). O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa alta de 0,2%, e é o pior para o mês desde 2023.

Apesar da retração mensal, as vendas registraram alta de 2,1% na comparação anual, abaixo da previsão de 2,4%. A desaceleração acompanha o cenário econômico mais lento, com juros elevados e menor oferta de crédito.

O gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, apontou a influência negativa da alta da Selic, atualmente em 15% ao ano, e a restrição ao crédito para pessoas físicas.

Entre os segmentos, combustíveis, artigos de uso pessoal e papelaria tiveram queda nas vendas, enquanto informática, móveis, produtos farmacêuticos, vestuário e supermercados apresentaram crescimento.

No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, as vendas subiram 0,3% em maio, impulsionadas por veículos e motos, que cresceram 1,5%, enquanto material de construção permaneceu estável.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business