crescimento de 26%
Vendas globais de veículos elétricos e híbridos batem recorde de 2,1 milhões em setembro
Por Redação - Em 15/10/2025 às 1:00 PM

A China manteve a liderança global, respondendo por cerca de dois terços das vendas, o equivalente a 1,3 milhão de veículos FOTO: Agência Brasil
O mercado mundial de veículos elétricos e híbridos plug-in registrou um crescimento de 26% em setembro, alcançando o recorde de 2,1 milhões de unidades vendidas, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela consultoria Rho Motion. O avanço foi impulsionado principalmente pela forte demanda na China e pela corrida de consumidores nos Estados Unidos para aproveitar incentivos fiscais antes de seu vencimento.
A China manteve a liderança global, respondendo por cerca de dois terços das vendas, o equivalente a 1,3 milhão de veículos. Na América do Norte, o volume também atingiu um recorde, com alta de 66%, totalizando aproximadamente 215 mil unidades.
Na Europa, as vendas cresceram 36%, somando 427,5 mil veículos, apoiadas por políticas de incentivo na Alemanha e pela boa performance do Reino Unido. A expectativa é de que o lançamento de uma versão mais acessível do Model Y, da Tesla, aumente ainda mais a competição no mercado europeu nos próximos meses.
Em outras regiões, as vendas subiram 48%, para 153,6 mil unidades. No Brasil, a Anfavea informou que 27,1 mil veículos eletrificados foram vendidos em setembro, acumulando 191,8 mil unidades no ano até o final do mês.
Segundo o gerente de dados da Rho Motion, Charles Lester, o fim dos subsídios federais nos EUA deve provocar uma desaceleração nas vendas no último trimestre. Montadoras como General Motors e Hyundai têm buscado conter os efeitos dessa retração com descontos e ajustes de produção, à medida que o setor se adapta a um cenário global de transição energética mais competitivo.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























