Projeção internacional

Visit Brasil Summit vai traçar estratégias para fortalecer a marca Brasil no mundo

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 27/04/2025 às 8:00 AM

Edição De Estreia Do Evento Será Realizada No Museu Do Amanhã, No Rio Foto Embratur Sebrae Divulgação

Edição de estreia do evento será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro Foto: Embratur-Sebrae/Divulgação

A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza nos dias 19 e 20 de maio a primeira edição do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, o evento reúne especialistas para discutir estratégias que reforcem a presença do Brasil no mercado global.

A iniciativa propõe alinhar tendências e criar um novo posicionamento para o país como destino turístico competitivo, com foco em diversidade, inclusão, sustentabilidade, inovação e uso de dados.

Durante o encontro, será lançado o Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil 2025-2028, estruturado a partir de consulta pública e alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027. A proposta é tornar o Brasil líder na recepção de turistas na América do Sul até 2027.

Construção coletiva

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o Summit marca um novo ciclo para a promoção internacional. “Estamos em um momento de crescimento e precisamos projetar o futuro do turismo, antecipando tendências que vão moldar o fluxo de viajantes nas próximas décadas”, afirmou.

O evento aposta na diversidade entre os palestrantes. Entre os nomes confirmados estão a escritora Conceição Evaristo, a professora da USP Mariana Aldrigui, a CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, além da empreendedora indígena Adriane Lanawa.

Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, o Summit será um espaço de construção coletiva para fortalecer a competitividade global do Brasil.

Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou o papel dos pequenos negócios na estratégia de internacionalização do turismo, lembrando que 95% das empresas do setor são micro e pequenas.

O evento terá acesso gratuito em formato híbrido, com inscrições abertas pelo site visitbrasilsummit.com.br.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business