Cinema Ibero-americano

35º Cine Ceará homenageia Mariana Ximenes e exibe 42 filmes em programação gratuita

Por Marlyana Lima - Em 12/09/2025 às 5:58 PM

Mariana Ximenes 7272

Mariana Ximenes será a grande homenageada do Cine Ceará 2025 – Foto: Andy Santana / Brazil News

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega à sua 35ª edição celebrando a sétima arte com uma homenagem especial à atriz Mariana Ximenes. A solenidade de abertura acontece neste sábado, 20, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, onde a artista paulista receberá o Troféu Eusélio Oliveira, honraria concedida a grandes nomes que contribuíram para o cinema nacional.

Conhecida por sucessos na televisão e com mais de 20 filmes no currículo, Mariana já trabalhou com diretores renomados como Júlio Bressane, Andrucha Waddington e Cacá Diegues, além de ter conquistado prêmios como o Grande Otelo, da Academia Brasileira de Cinema, e o Kikito, do Festival de Gramado. O troféu leva o nome de Eusélio Oliveira, cineasta e pesquisador cearense responsável pela criação da Casa Amarela, centro de formação em fotografia e cinema vinculado à UFC.

Além da homenagem, a edição 2025 do festival exibirá 42 filmes, sendo 29 curtas e 13 longas-metragens, em uma programação gratuita que se estende até sexta-feira, 26. As sessões acontecem no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e no Hotel Sonata de Iracema, reunindo mostras competitivas, exibições especiais e debates com realizadores.

Agente Secreto

Na lista de exibições especiais, destaque para o filme  “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura

A abertura será marcada pela exibição do curta “Cada um na sua tomada” e do longa “Gravidade”, produção pernambucana que inaugura a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. No domingo, 21, às 14h, começa a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas, com dez filmes disputando prêmios de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica.

O festival também apresenta a Mostra Olhar do Ceará, que exibe quatro longas e 14 curtas produzidos no estado, valorizando a produção audiovisual local. Entre as exibições especiais, estão títulos como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Morte e Vida Madalena”, do cearense Guto Parente.

A programação completa pode ser conferida no site oficial.

Todas as sessões têm entrada gratuita, reforçando o compromisso do festival em democratizar o acesso ao cinema e promover encontros entre público, cineastas e críticos.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda