
Planeta HD 137010 b pode estar em uma zona habitável. Foto: NASA/JPL
Astrônomos da Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca identificaram um novo planeta do tamanho da Terra com 50% de chance de estar em uma zona habitável. A descoberta foi feita a partir de dados coletados em 2017 pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, e envolve um astro que orbita uma estrela semelhante ao Sol, localizada a cerca de 146 anos-luz da Terra.
O estudo, publicado nesta semana no periódico Astrophysical Journal Letters, classifica o corpo celeste como um planeta candidato, batizado de HD 137010 b. Apesar de apresentar condições similares às da Terra, os pesquisadores apontam que seu clima se assemelha ao de Marte, o que indica um ambiente possivelmente mais frio e seco.
A descoberta amplia o conhecimento sobre exoplanetas e reforça o papel das missões espaciais na busca por mundos potencialmente habitáveis fora do Sistema Solar.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























