A ciência e a história brasileira estão em luto!

Por Admin - Em 03/09/2018 às 3:29 PM

As chamas e fumaças por todo o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, anunciaram a perda de um patrimônio histórico, cultural e científico para o país. Um acervo de mais de 20 milhões de peças e documentos, incluindo o fóssil humano mais antigo das Américas, foi severamente afetado na noite deste domingo, dia 2 de setembro. Uma data que ficará marcada na memória dos brasileiros. 

O conhecimento produzido com séculos de pesquisas virou cinzas durante um incêndio com causa ainda desconhecida. Passado e futuro, guardados no museu mais antigo do Brasil – e até então o maior de história natural e antropológica da América Latina, deixaram de existir no ano em que celebrava-mos seu bicentenário. 

Criado por D. João VI para atender aos interesses do progresso cultural e econômico do país, em 1818, o Museu Nacional possui três pavimentos e mais de 9 mil metros quadrados de área. O que antes era um espaço onde abrigava o conhecimento, agora acumula as cinzas do passado e indefinições quanto ao futuro da ciência do país. 

O Brasil está de Luto.  

Museu Nacional 

Foto: Agência Reuters 

Mais notícias

Ver tudo de Notas