Abertura da exposição “Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil”

Por Admin - Em 14/02/2012 às 7:48 PM

O industrial Edson Queiroz é um dos cearenses retratados no livro que deu origem à mostra que é lançada hoje, no Espaço Cultural Unifor, sob a coordenação do autor e curador Jacques Marcovitch. A exposição  estará aberta ao público, a partir de amanhã.

A publicação de uma trilogia que aborda a trajetória de 24 empresários descortina um cenário que desvela rotas e percursos labirínticos e entrelaça os mais distintos empreendimentos, cujo legado é perceptível nos dias de hoje, apontando para uma pedagogia empreendedora, que articula trabalho, percepção de contexto, busca de inovação e aventura.

A construção histórica inerente a essa trilogia privilegiou em seu primeiro volume as biografias dos Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, evidenciando a expressão paulista nas questões de desenvolvimento do país. Já no segundo volume, esse recorte se amplia também para outras regiões brasileiras, a partir das histórias de vida de Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermírio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. O terceiro volume apresenta as trajetórias dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz, confirmando que o pioneirismo empresarial no Brasil não se restringiu a limites regionais.

“Já foi notado que os empreendedores brasileiros são mais desconhecidos do que os índios”, escreve Jacques Marcovitch no primeiro capítulo de seu livro “Pioneiros& Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil”.

 

Foto: Reprodução

Acontece hoje, também a abertura da  mostra “Tramando Mundos”, de Luiz Hermano, no Espaço Cultural Unifor Anexo. A mostra conta com 26 obras do artista plástico cearense, entre aquarelas, esculturas e uma grande instalação.

As duas exposições estarão aberta ao público do dia 15 de fevereiro até o dia 13 de maio. 

Mais notícias

Ver tudo de Notas