Noite de aplausos

Abertura da Mostra Internacional de Cinema em SP celebra Mauricio de Sousa e seu legado nos quadrinhos

Por Jussara Beserra - Em 16/10/2025 às 4:11 PM

Mauro Sousa (1)

Mauro Sousa na Mostra Internacional de Cinema de SP. Fotos: Patricia Devoraes/Brazil News 

A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo abriu suas cortinas na noite dessa quarta-feira (15), na Sala São Paulo, em um evento marcado por emoção, reconhecimento e aplausos calorosos. Às vésperas de completar 90 anos, o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, foi o grande homenageado da noite com o Troféu Leon Cakoff, concedido a personalidades que transformam o cenário cultural e audiovisual brasileiro.

Impossibilitado de comparecer, o artista foi representado por seu filho, Mauro Sousa, que o interpreta no longa Mauricio de Sousa – O Filme. O projeto chega aos cinemas no dia 23 de outubro, mas terá uma sessão especial dentro da programação da Mostra, que também dedica ao cartunista a 2ª Mostrinha, voltada ao público infantil. O discurso de Mauro, tomado pela emoção, arrancou aplausos ao destacar a imaginação e a doçura que o pai levou para gerações inteiras.

Outra grande homenageada da noite foi a cineasta Euzhan Palcy, pioneira martinicana que recebeu o Prêmio Humanidade por sua trajetória de resistência e inspiração. A diretora de Rue Cases-Nègres (1983), primeiro filme dirigido por uma mulher negra a vencer o Leão de Prata em Veneza, celebrou o poder coletivo da arte ao afirmar que “o cinema é um espelho da coragem”.

A cerimônia teve ainda a presença do roteirista Charlie Kaufman e a exibição do filme Sirât, de Oliver Laxe, que abriu oficialmente a edição 2025.

Veja as fotos da noite de abertura da Mostra.

Mais notícias

Ver tudo de Notas