HONRARIA RELEVANTE

André Montenegro recebe o Medalhão Martins Soares Moreno, da 10ª RM

Por Marcelo Cabral - Em 21/12/2025 às 7:25 PM

O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Montenegro, foi agraciado com o Medalhão Martins Soares Moreno, a mais alta comenda concedida pela 10ª Região Militar. A honraria foi entregue pelo general de Divisão Ivon Barreto Leão, comandante da 10ª RM, em reconhecimento à colaboração prestada ao longo do ano às atividades da corporação.

André Montenegro recebeu a homenagem das mãos do próprio comandante da 10ª RM, general Barreto

A distinção é reservada a personalidades que se destacam pelo apoio e contribuição efetiva às ações da 10ª Região Militar, reforçando laços institucionais e o compromisso com valores que transcendem o âmbito castrense. Ao receber o medalhão, André Montenegro destacou o significado pessoal e institucional da referida homenagem.

“Apoiei muitas atividades promovidas pela 10ª RM, participando de diversos eventos e até mesmo institucionalmente, como representante da FIEC. Trata-se da maior comenda da 10ª Região Militar, entregue a pessoas da sociedade civil. Por esse motivo, estou muito honrado em recebê-la e a guardarei como um verdadeiro prêmio”, afirmou.

Identificação com a vida militar

Com trajetória marcada pela proximidade com o Exército Brasileiro, André Montenegro integra o Pelotão Ceará na Selva e mantém relacionamento estreito com unidades como o 23º Batalhão dos Caçadores e a própria 10ª Região Militar. O grupo é formado por ex-alunos do Colégio Militar de Fortaleza e oficiais da Reserva do Exército, unidos pelo propósito de valorizar e perpetuar os princípios, a disciplina e as tradições construídas no período de caserna.

De acordo com Henrique Daniel Carvalho, fundador do Pelotão Ceará na Selva, o grupo é aberto a amigos que também possuem uma identificação e admiração pelo Exército Brasileiro, que são convidados a participar de atividades junto com os militares. “Temos uma solenidade no meio do ano de entrega da Adaga exclusiva do pelotão, fabricada pela Cutelaria Zakharov, que é a única do Brasil a produzir as armas brancas utilizadas pelo Exército“, salientou.

A entrega da relevante homenagem reafirma não apenas o reconhecimento institucional da 10ª Região Militar, mas também o papel de André Montenegro como elo entre o setor produtivo cearense e as Forças Armadas, em uma relação pautada pelo respeito mútuo, cooperação e compromisso com o desenvolvimento do Ceará.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas