Flexibilização

Anvisa suspende obrigatoriedade do uso de máscaras para passageiros em aeronaves e nos aeroportos no Brasil

Por Viviane Ferreira - Em 17/08/2022 às 6:52 PM

03072020 Uso Mascaras

.

Nesta quarta-feira(17) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. Apesar da decisão a agência segue recomendando o uso nesses ambientes.

O uso de máscaras em aviões e aeroportos era exigido desde 2020 devido a Covid-19. A retirada da obrigatoriedade passa a valer quando a resolução da Anvisa for publicada no Diário Oficial da União – o que pode ocorrer ainda nesta quarta, em edição extra, ou na quinta-feira (18).

Dos cinco diretores da Anvisa, quatro já votaram a favor da retirada da obrigatoriedade das máscaras, levando à aprovação por maioria: o relator, Alex Machado Campos, e os diretores Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota e Meiruze Sousa Freitas.

Segundo a agência, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. No entanto, reforça que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

Em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo em aeronaves, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. Na época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado.

A Anvisa manteve as seguintes medidas: Disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves, procedimentos de limpeza e desinfecção, sistemas de climatização , desembarque por fileiras e Avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis.

Atualmente, países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal não exigem o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.

Mais notícias

Ver tudo de Notas