“Ao Mar” e “Rastros” estão na lista dos 23 curtas do Cine Ceará

Por Admin - Em 06/07/2017 às 2:09 PM

“Ao Mar” e “Rastros”, duas produções desenvolvidas no programa “Preamar” da escola Porto Iracema das Artes, estão na lista dos 23 filmes de curta-metragem a serem exibidos na mostra Olhar do Ceará.

A mostra, um espaço para ver e discutir o audiovisual cearense, faz parte da 27° edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Os 23 curtas serão exibidos no Cinema do Dragão.

O filme “Ao Mar” , com direção de Esaú Pereira e roteiro de Lucas Negreiros e Djeyne Rudolf, é inspirado no “Dicionário Amoroso de Fortaleza”, de Tércia Montenegro. Narra a vida de uma adolescente (Luana), moradora de uma vila de pescadores junto com o avô, Silvano, mas tem  medo do oceano. O curta, de nove minutos de duração, traz consigo trajetos visuais, sonoros e emotivos da cidade, presentes por meio dos afetos, medos, encontros e desencontros dos personagens. 

Já a ideia e a execução de “Rastros” nasceram em 2015, no “Preamar Porto Doc”, sob a tutoria de Sabina Colares, David Aguiar e Paulo Ribeiro. Samarkandra Pimentel e Sabina Colares, ex-alunos da escola Porto Iracema das Artes, assinam o roteiro e a direção.  

O curta-metragem, com 19 minutos, traz os artistas Fernanda Meireles, Narcélio Grud e Andrea Salles fazendo, em Fortaleza, o mesmo percurso dos três personagens do romance “A Afilhada”, de Manuel de Oliveira Paiva. Munidos de pistas que relacionavam os pontos visitados no percurso com a representação no romance, os artistas foram desafiados a realizar um experimento artístico com base no que viram. 

A 27° edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema acontece de 5 a 11 de agosto, em Fortaleza. 

E por falar no festival, o longa-metragem  “Uma mulher fantástica” foi o escolhido pelo Cine Ceará para abrir a 27ª edição, na noite do dia 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz. O filme faz no Cine Ceará sua première no Brasil, abrindo também a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Produção chilena de 2017, com direção de Sebastián Lelio, foi vencedor do Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim, na Alemanha.

Bastidores de “Ao Mar”

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas