Argentinos invadem o Ceará
Por Admin - Em 08/04/2015 às 10:44 PM
No Ceará, nos meses de janeiro e fevereiro, um total de 754 turistas argentinos invadiram nossas praias e nossos equipamentos turísticos. Esse número representa 58,72% de todo o fluxo de 2014, o qual foi de 1.284 visitantes.
No ranking dos mercados internacionais, nesses dois primeiros meses de 2015 os argentinos estão entre os cinco principais mercados emissores de turistas para o Ceará. Os dados são do departamento de Estudos e Pesquisas, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Ainda segundo a Setur, o gasto per capita desse turista é de R$ 4.998,26, com permanência média de 8,74 dias. Os dados revelam, também, que cerca de 89,47% dos turistas argentinos que visitam o Ceará já vieram mais de uma vez. Detalhe: o fluxo turístico internacional, em voos diretos, via Aeroporto Internacional Pinto Martins, representa 52% de todo o fluxo. Os demais visitantes vindos do exterior (48%) entram em Fortaleza por outros portões de entrada, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Segundo o presidente da ABIH, Darlan Leite, “a Associação, em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), aproveitando a alta do dólar,vai realizar, no próximo mês de maio, em Buenos Aires, a promoção “Uma noite em Fortaleza”, além de visitas técnicas às operadoras e agências de viagens daquele país. A ideia é captar a vinda de mais argentinos para o Ceará.”
Números nacionais
E, cada vez mais, os argentinos estão escolhendo praias nordestinas, principalmente depois do lançamento dos voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), para Recife (TAM) e para Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol). Segundo as empresas aéreas, esses voos têm taxas de ocupação que superaram 70%, até o mês de abril, com significativa participação de passageiros argentinos.O voo direto Fortaleza-Buenos Aires-Fortaleza foi captado pela Setur, em maio de 2014.
“A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas, com quase 30% dos visitantes que vêm ao Brasil. Somente em janeiro, recebemos cerca de 370 mil argentinos. Pesquisas mostram que 98% dos nossos vizinhos que já visitaram o Brasil pretendem voltar e, por isso, estamos fazendo um investimento em promoção de destinos diversificados, pois é importante ter sempre algo novo para atrair nossos visitantes”,disse Vicente Neto, presidente de Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Ainda, segundo dados da Embratur, a realização da Copa do Mundo no Brasil, o êxito da seleção argentina no campeonato, a presença maciça de torcedores argentinos nas diferentes etapas do torneio e os relatos feitos por eles a respeito da receptividade e da alegria dos brasileiros, parecem ter reforçado a admiração pelo estilo de vida brasileiro e contribuído para a revitalização do interesse por conhecer ou retornar ao País.
Elpídio Nogueira, Arialdo Pinho e Darlan Leite
Foto: divulgação
Mais notícias
Projeto Icônico

























