APPonco

Associação Peter Pan lança aplicativo de oncologia pediátrica com chat online

Por Gabriela - Em 03/09/2020 às 11:30 AM

Whatsapp Image 2020 09 02 At 16.07.02

APPonco

Com o objetivo de promover acesso rápido e seguro à informação sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores, a Associação Peter Pan acaba de lançar o APPonco, primeiro aplicativo de oncologia pediátrica do país com chat online.

A iniciativa realizada com o apoio financeiro da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), prevê uma grande contribuição no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, impactando no índice de cura de crianças e adolescentes de todo o país.

A criação do APPonco surgiu da necessidade de disponibilizar uma ferramenta com a qual o profissional da saúde pudesse tirar suas dúvidas, mesmo à distância, perante um possível paciente oncológico, além de poder estar sempre se atualizando.

“Em um caso de suspeita de câncer, o profissional teria que estudar o quadro, remarcar a consulta, fazer exames, até chegar ao diagnóstico preciso. Todo esse processo demanda tempo e quando se fala em câncer de crianças e adolescentes, tempo é algo valioso, visto o rápido desenvolvimento do tumor”, explica a oncohematologista, Gerente Técnica Médica da APP e idealizadora do projeto, Sandra Emília Almeida.

Segundo ela, a expectativa é que, com a ferramenta, os pacientes consigam chegar aos serviços terciários de forma mais breve. “Além disso, o diagnóstico precoce está bastante atrelado, não só a chance de cura, mas as sequelas oriundas do tratamento”, explica.

Diferencial

O aplicativo contará com um plantonista (oncologista pediátrico) disponível de segunda a sexta-feira, durante 4 horas, para atender e esclarecer dúvidas dos usuários da saúde.

“Nós tivemos o cuidado de listar uma série de dúvidas mais frequentes para ajudar o trabalho desses profissionais, mas caso ele ainda tenha mais questionamentos, poderá utilizar o serviço do chat, obtendo um retorno seguro e rápido”, finaliza Sandra.

Mais notícias

Ver tudo de Notas