Barco norueguês chega à Fortaleza

Por Admin - Em 18/02/2017 às 8:01 AM

Verdadeiro patrimônio norueguês, o  navio veleiro Sørlandet  chega, hoje, à Fortaleza, onde a embarcação ficará até 24 de fevereiro cumprindo uma programação que inclui visitação, troca de experiências e recepção a bordo.

Há decadas o veleiro servia para formação de marinheiros e hoje está aberto para jovens de todas as idades que tenham interesse de aprender não só a velejar, mas também de preencher toda uma grade curricular a bordo – que inclui cursos de ciências, matemáticas, educação física, arte, literatura e redação, espanhol. Atualmente o navio carrega 50 alunos a bordo e, embora a maior parte seja da Noruega, também existem jovens de outras nações.

No dia 21, o veleiro receberá o chef cearense Rodrigo Viriato, que ministrará uma aula de culinária para os alunos a bordo do navio. “A Gastronomia é um meio afetuoso de laço entre os convivas, mostrando aos seus, todo o amor desprendido em bocados a serem servidos. Pelo alimento você recebe, acolhe e abraça cada pessoa semeando experiências e sensações memoráveis”, afirmou o chef Rodrigo Viriato.

Na sequência será oferecida, das 18h30 às 21h, uma recepção para convidados. E, como não poderia deixar de ser, a vedete do cardápio será o bacalhau da Noruega. A programação continua no dia 22, com um seminário sobre aquicultura e frutos do mar na sede da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

“O navio-escola Sørlandet tem uma longa história de velejar ao redor do mundo e oferecer para jovens a oportunidade de conhecer outros países e culturas, bem como aprender sobre transporte internacional e marítimo. Estou muito satisfeita que o Sørlandet escolheu o Brasil, especificamente a cidade de Fortaleza/CE, como um de seus destinos em  2017. O Estado do Ceará tem muitas semelhanças com a Noruega, entre elas uma longa tradição de navegação marítima, e de exportação e produção de peixes. Espero que a visita do navio a Fortaleza seja o começo de uma relação frutífera entre a Noruega e esse Estado brasileiro”, afirma Aud Marit Wiig, Embaixadora da Noruega no Brasil.

Sorlandet

Navio veleiro Sørlandet

Foto: divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas