luto na música
Brasil se despede de Hermeto Pascoal, gênio da música instrumental
Por Marlyana Lima - Em 14/09/2025 às 7:05 PM

Hermeto Pascoal faleceu aos 89 anos – Foto: Reprodução/ Instagram
O Brasil amanheceu de luto neste domingo (14) com a notícia da morte de Hermeto Pascoal, um dos maiores instrumentistas e compositores da música brasileira. O multi-instrumentista faleceu neste sábado (13), aos 89 anos, cercado pela família e amigos próximos. A confirmação foi feita nas redes sociais: “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música.”
A partida de Hermeto mobilizou artistas, autoridades e fãs em homenagens virtuais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a dimensão de sua obra: “A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal, que nos deixou neste sábado, dia 13, aos 89 anos. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo…”
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também se manifestou, chamando o artista de “um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora”.
Tributos de colegas
Colegas de profissão se emocionaram ao lembrar do legado do músico. Caetano Veloso declarou em vídeo: “Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical dele.”
Zélia Duncan chamou Hermeto de “mestre absoluto” e “o filho preferido da deusa música”, enquanto Leila Pinheiro lembrou da canção Chá de Panela, parceria com Aldir Blanc: “Essa canção é uma reverência à genialidade de Hermeto, que sempre nos mostrou como fazer da música uma extensão do próprio espírito.”
Mais notícias
Conexão Criativa
























