ABEOC Brasil

Brasil será destaque em congresso de empresas latino-americanas de eventos

Por Viviane Ferreira - Em 03/07/2023 às 11:12 AM

Whatsapp Image 2023 07 03 At 10.35.50

Enid Câmara

O 39 º Congresso da Federação de Organizadores de Congressos e Eventos Conexos da América Latina (COCAL) será realizado a partir de amanhã, entre os dias 4 e 6 de julho, no balneário de Varadero, na província de Matanzas, em Cuba.

O COCAL 2023 é organizado com o apoio do Ministério do Turismo de Cuba – país que recebe o evento pela primeira vez na história. O congresso deve reunir organizadores, promotores e fornecedores de eventos dos países que compõem a América Latina. Ou seja, as principais autoridades da indústria de eventos na região. O Brasil será representado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil.

A vice-presidente Enid Câmara, que também preside a ABEOC Ceará, terá a missão de representar a presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri, e de também demonstrar no COCAL 2023 a pujança de um setor que contribui ativamente para o desenvolvimento da economia brasileira.

De acordo com os números levantados pelo setor, a indústria de eventos no país movimentou no ano passado mais de R$ 200 bilhões na economia brasileira, ultrapassando 4% do PIB. Foram gerados mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos nos 52 segmentos que formam a cadeia produtiva do setor de eventos.

“Somente para 2023 está prevista a realização de quase 5 mil eventos presenciais no Brasil. Ou seja, é fato que geramos muito emprego e renda em todas as regiões do país. Em todos os estados, sem exceção, temos a realização de eventos. Por isso, nesse período que ainda é de recuperação pós-pandemia, é importante que sigamos retomando o crescimento do setor”, enfatiza Enid Câmara, vice-presidente da ABEOC Brasil.

Não à toa, a grandeza da indústria brasileira de eventos será destaque no COCAL 2023. Além de participar da Assembleia Anual Ordinária da Federação de Organizadores de Congressos e Eventos Conexos da América Latina, na manhã da próxima terça-feira (4), a vice-presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, estará presente em outros dois momentos do congresso em Cuba.

Na manhã da próxima quarta-feira (5), Enid fará a Conferência de Abertura do COCAL 2023 com uma apresentação que terá como tema “A importância do Associativismo e o seu valor para a geração de eventos: Case Brasil”. Já na tarde da quinta-feira (6), último dia do evento, a vice-presidente da ABEOC Brasil apresentará a palestra “Empreendedorismo e Mulheres na Indústria de Eventos”.

“Acredito que o COCAL 2023 vai nos dar a oportunidade de mostrar um pouco como trabalhamos, como fazemos evento no Brasil. O nosso país é referência no associativismo. Por isso, vou apresentar modelos de colaboração entre empresas e profissionais no setor de eventos. Pois essa é, sem dúvidas, uma experiência muito exitosa no mercado brasileiro de eventos”, conclui Enid Câmara.

Mais notícias

Ver tudo de Notas