Carla Laprovítera fala sobre os perigos do açúcar que não vemos
Por Admin - Em 24/08/2017 às 9:46 AM
Palestrante do Festival Costume Saudável no sábado (26/08), às 20h15min, quando falará sobre Kefir e Probióticos, a nutricionista Carla Laprovítera fala hoje sobre a relação do consumo de açúcar com ganho de peso, diabetes, câncer, síndrome metabólica e muitas outras questões de saúde.
Ela nos diz que quando as pessoas se propõem a melhorar a alimentação, um dos primeiros pensamentos quem vêm à cabeça é: preciso retirar o açúcar! “Assim, troca-se o refrigerante por um copo de suco, de preferência várias frutas, pra garantir bastante nutrientes não é verdade?”
A nutricionista alerta que as pessoas esquecem-se da frutose, açúcar proveniente das frutas. Quando ingerida em excesso, a frutose causa tanto mal quanto outros açúcares. No caso dos sucos, o fato de haver perda de fibras alimentares piora ainda mais a situação, pois esse açúcar “entra” de forma ainda mais rápida na corrente sanguínea. “Seria mais interessante consumir a fruta in natura ou preparar sucos com frutas que possuam menos açúcar, como o caju, limão, kiwi e frutas vermelhas e acrescentar fibras, como biomassa da banana verde, chia ou linhaça”, diz Carla.
E quando se fala em alimentos industrializados, as pessoas começam a procurar rótulos que indiquem “sem adição de açúcar”. Entretanto, essa informação não significa necessariamente que o produto é, de fato, isento de açúcar. Muitas vezes, o açúcar está “escondido” em ingredientes como maltodextrina, dextrose, xarope de glicose, frutose e outros, bastante utilizados pela indústria na fabricação de barras de cereais, cereais matinais, bebidas industrializadas, enganando muito o consumidor.
Às vezes troca-se o açúcar branco pelo mascavo ou orgânico. Mas, as vantagens dessa troca são muito pequenas, principalmente em produtos onde a quantidade usada é grande. Nesse caso, vale atentar para a quantidade que aparece no rótulo em ordem decrescente. “Procure sempre ter uma alimentação mais natural. E quando consumir industrializados fique atento aos rótulos, pois saber do que é feito cada alimento contribui muito para as escolhas alimentares”, finaliza a nutricionista.

Pedro Garcia e Carla Laprovítera
Foto: Balada In
Mais notícias
Conexão Fortaleza-Miami

























