Carnaval sem ressaca: dicas para não descuidar da saúde

Por Admin - Em 07/02/2016 às 6:51 AM

O Carnaval é uma festa regada de alegria, mas também pode ser um momento de tristeza e desconforto. Afinal, muitas pessoas trocam uma alimentação saudável pela ingestão de comidas industrializadas e bebidas alcoólicas, alerta a nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Marcia Gowdak.

Para evitar doenças e intoxicação aguda por consumo excessivo do álcool, conhecida popularmente por ressaca, é importante que o folião tome alguns cuidados com a saúde.

É necessário hidratar-se bem quando a ideia é acompanhar os blocos e os desfiles das escolas de samba e/ou sambar por longas horas, ressalta a nutricionista.“A bebida mais indicada é a água, mas podemos consumir água de coco, isotônicos e sucos naturais, caso haja muita perda de suor e elevado gasto energético. Portanto, a água pode ser intercalada com outras bebidas quando a perda de líquido pelo suor for elevada. Caso contrário, a água é sempre a melhor opção”.

Alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água também é eficaz para a prevenção da desidratação e embriaguez. O ideal é tomar no mínimo um copo de água para cada copo de bebida alcoólica ressalta Marcia.

A nutricionista também salienta que os sucos e bebidas não devem substituir as refeições, principalmente se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir. Nesta situação, “o ideal é consumir alimentos cuja liberação de energia seja mais lenta, isto é, que contenha carboidratos de liberação energética mais lenta e contínua”, afirmou.

Mais notícias

Ver tudo de Notas