NO MUSEU DA INDÚSTRIA
Ceará Design Week traz programação dedicada à economia criativa regional
Por Marcelo Cabral - Em 28/09/2025 às 12:12 AM
O Museu da Indústria, equipamento cultural do Sesi Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), recebe entre a próxima terça-feira (30) e o sábado (4) a Ceará Design Week (CDW 2025). O evento reúne exposições, seminários, oficinas e outras iniciativas que têm como objetivo valorizar a produção local, fomentar o design cearense e estimular reflexões sobre sua presença no cotidiano e nas conexões entre cultura e indústria.

Museu da Indústria vai sediar a Ceará Design Week Foto: Gecom/FIEC
A iniciativa é resultado da parceria entre o Sesi Ceará e o Sesi Nacional, por meio do Programa Nacional de Cultura Sesi. A ampla programação é voltada a estudantes e profissionais de design, indústrias, empreendedores, instituições culturais e ao público em geral interessado em cultura, inovação e criatividade. De acordo com Luís Carlos Sabadia, gestor do Museu da Indústria, “esta ação vem se somar a outras que buscam a promoção do design cearense como motor da economia e do desenvolvimento no Ceará”. O evento conta, ainda, com o apoio do Senai Ceará.
Programação diversificada
As atividades começam no dia 30, no auditório do Museu da Indústria, e se estendem por cinco dias, oferecendo uma agenda intensa e variada. Os visitantes poderão explorar a exposição principal, participar de seminários conduzidos por especialistas e pesquisadores do design nacional e regional, além de se inscrever em oficinas práticas voltadas a temas contemporâneos do setor. O foco estará em áreas estratégicas para a indústria cearense, como moda, calçados e mobiliário, segmentos que refletem a criatividade e a identidade local.
Para Deoclys Bezerra, especialista técnico em Design do Senai Ceará, a iniciativa reforça a relevância do evento. “A Ceará Design Week é uma ação imprescindível, pois marca a potência local e sua genuinidade, com o intuito de apresentar o que se produz e os traços da identidade cearense nos diferentes segmentos industriais como vestuário, calçados, mobiliário, entre outros, além de estabelecer um diálogo entre a indústria e o design. Assim, o Museu da Indústria, a FIEC, o Sesi e o Senai trabalham em conjunto para evidenciar as ações que contribuem para fomentar o desenvolvimento da economia criativa cearense e promover o seu fortalecimento”.
Mais notícias
Registro Natalino
























