#Cearáemférias: Museus cearenses para visitar nesta última semana de julho
Por Admin - Em 29/07/2015 às 10:50 AM
Se divertir e, ao mesmo tempo, conferir de perto uma parte da história do Ceará. Nesta última semana de férias, ainda tem muitas opções de museus abertos, cheios de artefatos raros que levam um pouco de aprendizado e cultura para os cearenses e turistas que quiserem apreciar essa viagem no tempo. São eles: o Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu Sacro, Museu da Imagem e do Som e o Mausoléu Castelo Branco.
Localizado no Centro de Fortaleza, o Museu do Ceará é um dos mais tradicionais do Estado. Não por menos, fica localizado no palacete Senador Alencar, projetado pelo engenheiro Adolpho Herbster, inaugurado em março de 1871 e que já abrigou o Liceu do Ceará, a Faculdade de Direito, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e a Academia Cearense de Letras. Foi tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional em 1973.
A instituição museológica do Estado nasceu sob a alcunha de Museu Histórico do Estado em 1933, funcionando inicialmente junto ao Arquivo Público do Estado. Em 1951 foi entregue à direção do Instituto do Ceará e acrescido das coleções de antropologia e etnografia indígena passou a chamar-se Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Em 1966 foi incorporado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Em 1990 ganhou a denominação atual de Museu do Ceará.
Entre as principais atrações do Museu do Ceará está o Bode Ioiô, figura folclórica da cultura popular cearense. Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés. Segundo conta a história popular, recebeu tal nome por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu logo após sua morte, em 1931. Além dele, é possível fezer um “passeio” histórico conferindo os quadros de todos os governadores do Ceará e obras originais e raras da escritora Rachel de Queiroz.
Fica a dica cultural para esta última semana de férias!
Mais notícias
Encerramento dos Trabalhos

























