distrito de mídia

Centro de Curitiba será palco do primeiro modelo “Times Square” do Brasil

Por Aflaudisio Dantas - Em 26/07/2025 às 6:52 PM

Times Square Curitiba

Projeto em Curitiba tem potencial para abrigar 20 mil metros quadrados de publicidade digital Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba

Em Curitiba, capital do Paraná, um ambicioso projeto urbano tem tomado forma: transformar um trecho central da Rua Marechal Deodoro em um verdadeiro “Distrito de Mídia”, modelo inspirado na célebre Times Square de Nova York. A iniciativa foi regulamentada em novembro de 2024 pelo Decreto Municipal 1.871/2024, assinado pelo então prefeito Rafael Greca. O documento autoriza a instalação de painéis digitais e letreiros luminosos ao longo de 592 metros da via, entre a Travessa da Lapa e a Rua Desembargador Westphalen, englobando também o entorno da Praça Zacarias.

Com potencial para abrigar até 20 mil metros quadrados de publicidades digitais, a região já conta com três alvarás concedidos, inclusive para os prédios nos números 502 e 503 da Marechal Deodoro, além de um terceiro local próximo à Rua Floriano Peixoto. As empresas autorizadas já encomendaram os equipamentos, que poderão ser instalados a qualquer momento, com previsão de ocupação total do trecho até o final da atual gestão municipal.

O projeto foi concebido como um indutor de revitalização urbana, geração de empregos e atração de turismo.

Outras iniciativas

Esse movimento acompanha iniciativas semelhantes em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, São Paulo, Niterói e Balneário Camboriú. Em BH, nova lei autoriza painéis luminosos ao redor da Praça Sete, respeitando até 30% das fachadas e exigindo preservação da paisagem histórica. Em São Paulo, tramita projeto para flexibilizar a Lei Cidade Limpa e viabilizar telas em pontos como Santa Efigênia ou o cruzamento da Ipiranga com a São João. Em Niterói, lojistas defendem retirar vegetação urbana para instalar LED ao longo da avenida Ernani Amaral Peixoto. Já em Balneário Camboriú existe um projeto privado batizado de “Times Square Brasil”, ligado a um centro gastronômico, embora ainda não se configure como distrito de mídia como em Curitiba.

Curitiba tem se destacado como referência no segmento Out of Home (OOH) no país, considerada a cidade mais digitalizada neste segmento e com inovações como a “Batel Square”, uma esquina digital que exibe peças em 3D no cruzamento da Rua Carneiro Lobo com a Visconde de Guarapuava.

O início das exibições publicitárias está previsto para outubro de 2025, segundo estimativas do Sindicato de Publicidade de Curitiba. Os custos estimados por tela variam entre R$ 500 mil e R$ 800 mil, com contratos mínimos de aluguel de fachada de sete anos, e valores iniciais negociados a partir de R$ 5 mil por mês.

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