Arte e memória

Centro de Eventos do Ceará recebe exposição “Ser-tão: Cartografias da Alma em Luz e Sombra”

Por Marlyana Lima - Em 11/09/2025 às 4:51 PM

Ser Tão © Copyright Fotos Marcos Vieira Todos Os Direitos Reservados (16)

Exposição Ser Tão revela o sertão em suas múltiplas camadas – Foto: Marcos Vieira /Divulgação

Fortaleza se prepara para um mergulho profundo na poesia do sertão. A partir do dia 15 de setembro, a exposição fotográfica “Ser-tão: Cartografias da Alma em Luz e Sombra” abre a programação da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas – ICID III, que acontece até 19 de setembro no Centro de Eventos do Ceará.

Realizada pela Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Governo Estadual, por meio da  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a exposição tem apoio cultural do Grupo J. Macêdo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a mostra reúne o olhar sensível de dois grandes fotógrafos: Celso Oliveira e Marcos Vieira.

Viagem em luz e sombra

Mais que uma mostra de fotografias, “Ser-tão” é uma experiência sensorial. As imagens revelam o sertão em suas múltiplas camadas — a dureza e a beleza da terra, os rostos que carregam histórias, a fé que move comunidades, as paisagens que se renovam a cada estação. Cada clique é um convite para enxergar além dos estereótipos de aridez, revelando o pulsar humano, cultural e espiritual do Nordeste.

Serviço

Exposição “Ser-tão: Cartografias da Alma em Luz e Sombra”
Data: 15 a 19 de setembro de 2025
Abertura: 15 de setembro, às 8h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Entrada gratuita

Mais notícias

Ver tudo de Agenda