Chanceler Airton Queiroz recebe comenda JK na Câmara Municipal do RJ
Por Admin - Em 15/09/2016 às 10:37 AM
O presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz, recebeu a mais alta condecoração no grau cavalheiresco de Comendador da sociedade brasileira, oferecida pela Ordem JK. A homenagem é reconhecimento por sua atuação nas artes, cultura e educação. O evento, promovido pela Academia Brasileira de Honraria ao Mérito (Abrahm), aconteceu no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Airton Queiroz foi apresentado por Regino Barros, presidente da Abrahm, como um dos maiores empreendedores do Brasil e teve ressaltada sua dedicação às artes. O chanceler possui uma das maiores coleções do País, iniciada quando tinha apenas 16 anos, onde estão reunidas obras dos séculos XVII ao XXI, do Brasil holandês à artista plástica contemporânea Beatriz Milhazes. Na ocasião, também foi lembrado seu trabalho social realizado pela Fundação Edson Queiroz.
O chanceler, acompanhado de seu filho Edson Queiroz Neto, disse que a condecoração é mais um indicador da importância dos anos de atuação em favor da educação e da cultura. “O resultado do que plantamos é concreto e visível, principalmente por meio da Fundação Edson Queiroz e da Unifor”, afirmou.
A administração superior da Unifor prestigiou a noite marcada por momentos emocionantes em homenagem ao chanceler. Estiveram presentes a reitora, Fátima Maria Fernandes Veras, o vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Pompeu, a vice reitora de Pós-graduação, Lilian Sales, e o vice-reitor de Graduação, Henrique Sá. A reitora Fátima Veras ressaltou na oportunidade o espírito empreendedor do chanceler Airton Queiroz em áreas tão diversificadas: “Poucos empresários no Brasil ousaram empreender com igual sucesso em setores como economia, educação, cultura e artes”.
“Com muita habilidade, o chanceler Airton Queiroz conseguiu integrar a arte, a cultura e a educação. Ele não apenas compreende mas também viabiliza o acesso à arte como forma de sedimentar valores culturais da sociedade”, ressalta Randal Pompeu.
Também marcou presença no evento o galerista e curador Max Perlingeiro. “A contribuição do chanceler à cultura e às artes do Ceará e do Brasil é extraordinária. É importante ressaltar seu espírito generoso ao oferecer ao grande público exposições que contam muito da história da arte no Brasil”.
A Soberana Ordem do Mérito Empreendedor Juscelino Kubistchek foi criada em 2002 para celebrar o centenário do ex-presidente, responsável pela construção da cidade de Brasília. A condecoração do chanceler da Unifor aconteceu na data em que Juscelino Kubistchek faria 114 anos.
Na mesma oportunidade, foi entregue também o Prêmio Personalidade Carioca 2016 para pessoas que se destacaram em suas atividades, nascidos ou não na cidade do Rio de Janeiro. Entre os agraciados estiveram a atriz Glória Pires, a cantora Alcione e o ex-jogador de futebol Júnior. Também foram premiados esportistas dos Jogos Olímpicos do Rio: Felipe Wu, medalha de prata no tiro esportivo; Jade Barbosa e Daniele Hypolito, da ginástica artística; e Ágatha Bednarczuk, do vôlei de praia.
Mais notícias
GESTÃO DE RISCOS

























