MORADIA DE TESTE

Cidades alemãs oferecem hospedagem e benefícios para atrair novos moradores

Por Marlyana Lima - Em 23/06/2025 às 1:16 AM

Header Startseite 1e943afc

Cidades como Guben, na Alemanha, estão convidando interessados a se hospedar na região – Foto: Divulgação

Com população em queda e falta de mão de obra, municípios do leste da Alemanha apostam em programas criativos para atrair novos moradores.

Deixar para trás o trânsito, o barulho e o aluguel caro da cidade grande pode parecer um sonho distante para muitos. Mas em algumas cidades do interior da Alemanha, esse sonho tem se tornado realidade — com direito a hospedagem gratuita por até um mês para quem quiser testar a nova vida.

Em Guben, uma pequena cidade na fronteira com a Polônia, o programa chamado “Probewohnen” (moradia de teste) tem atraído pessoas de toda a Alemanha — e até de outros países, como Bélgica, Egito, Argélia e Brasil.

Além da tranquilidade, o custo de vida é outro atrativo: os que aceitam a oferta do programa de moradia conseguem alugar um apartamento de 100 metros quadrados com closet por menos do que custa o aluguel de um quarto em Berlim.

Crise demográfica e desafios sociais

Guben, como muitas outras cidades da antiga Alemanha Oriental, sofre com a perda de população desde a reunificação do país, nos anos 1990. O número de habitantes caiu quase pela metade desde então, e a tendência de envelhecimento preocupa. O prefeito local, Fred Mahro, resume a situação: “Estamos perdendo uma geração inteira”.

Além da escassez de jovens, o município precisa lidar com outra barreira: a imagem negativa associada à ascensão da ultradireita. Nas últimas eleições, mais de 40% da população local votou no partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita.

O programa de Guben vai além da simples hospedagem. Os participantes podem conhecer a cidade, participar de eventos sociais, colaborar com projetos culturais e até fazer estágio em empresas locais.

Com cerca de 300 vagas de emprego abertas, a cidade está investindo para se tornar mais atrativa. Grandes empresas estão chegando, como uma fábrica da produtora de baterias Rock Tech, que promete movimentar a economia local.

Eisenhüttenstadt

Eisenhüttenstadt  é conhecida como a primeira cidade-modelo socialista da antiga Alemanha Oriental e também aderiu ao programa

Iniciativas semelhantes ao “moradia de teste” já estão sendo replicadas em outras cidades da região da Lusácia, como Frankfurt (Oder) e Eisenhüttenstadt, esta última conhecida como a primeira cidade-modelo socialista da antiga Alemanha Oriental. Os candidatos selecionados serão alojados em apartamentos recém-reformados por uma contribuição de apenas 100 euros.

O período de inscrições vai até início de julho, através de um formulário online.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas