Cinema vivo

Cine Copan será reativado no edifício modernista de Oscar Niemeyer, em São Paulo

Por Paulla Pinheiro - Em 16/07/2025 às 5:07 PM

Cine Copan

Cine Copan

Um dos cinemas mais simbólicos da capital paulista está prestes a ganhar uma nova chance de existir. Instalado no térreo do Edifício Copan — ícone modernista projetado por Oscar Niemeyer no coração do centro de São Paulo — o Cine Copan será reaberto após décadas fora de operação.

O anúncio foi feito por Affonso Prazeres, síndico do edifício há mais de 30 anos, que confirmou a aquisição do espaço por uma nova empresa e adiantou que o cinema será transformado em uma sala multiuso com experiências imersivas. Entre as propostas em discussão, estão projeções que simulam cenários realistas — como a sensação de estar dentro de um campo de futebol — em formato semelhante ao que já acontece nos Estados Unidos. A data de reabertura, no entanto, ainda depende da resolução de trâmites jurídicos.

Fundado em 1970 com a estreia de “007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade”, o Cine Copan teve momentos marcantes: foi palco de concertos da Osesp, transformou-se em espaço cênico da Secretaria da Cultura nos anos 1980 e exibiu filmes de peso como “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola. Já na década de 1990, ensaiou um breve retorno ao circuito comercial antes de ser utilizado, nos anos 2000, por uma igreja evangélica. Em 2008, acabou interditado por questões de segurança.

Agora, com dívidas quitadas e novos planos em curso, o espaço cultural volta ao centro das atenções, acompanhado do crescente interesse pelo edifício que o abriga. Com mais de mil apartamentos, restaurantes, galerias, livrarias e um mirante com vista para São Paulo, o Copan segue vivo — e em transformação.

Mais notícias

Ver tudo de Notas