Evento

Coleção Osmundo Pontes de Literatura realiza noite de autógrafos na Academia Cearense de Letras

Por Viviane Ferreira - Em 10/11/2022 às 10:48 AM

Whatsapp Image 2022 11 09 At 21.29.59

.

Nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, a Academia Cearense de Letras será palco de um dos grandes eventos culturais do Estado: a noite de autógrafos dos três vencedores da Coleção Osmundo Pontes de Literatura.

A iniciativa tem por objetivo publicar livros inéditos, nos segmentos da poesia e do conto, valorizando autores independentes naturais ou radicados no Estado do Ceará e tem como premiação a editoração e impressão de 1.500 exemplares por livro; além do pagamento de direitos autorais, no valor bruto de dez mil reais por autor.

As escritoras cearenses Simone Pessoa e Maria Thereza Leite – vencedoras na categoria poesia; e o autor Francisco Simon Maia, primeiro colocado na categoria contos da edição deste ano, já preparam as tintas das canetas para assinarem suas obras na solenidade.

“Será uma noite de júbilo. Nós convidamos todos os autores que venceram o certame ao longo desses 17 anos para que os mesmos recebam como homenagem um broche pelo centenário do nosso inesquecível Osmundo Pontes”, antecipa Cybele Pontes, viúva de Osmundo Pontes e patronesse do concurso.

Todos os autores vencedores da Coleção Osmundo Pontes de Literatura deste ano se dizem muito gratos com essa oportunidade. “O ofício da escrita é, muitas vezes, solitário e reflexivo. Então, participar desse projeto foi uma oportunidade ímpar pois, com essa conquista, verei a minha obra publicada para que mais pessoas tenham acesso ao meu livro, fazendo com que eu atinja o meu propósito, pois o objetivo de qualquer autor é encontrar o leitor”, pontuou Simone Pessoa, autora com 10 livros publicados e vencedora com o livro “elas: boletim de ocorrência”.

Maria Thereza, vencedora da categoria poesia com o livro ‘Pandemia: a morte bailarina’ já é veterana, participou e venceu esse mesmo concurso em 2014. “Eu escrevo há muitos anos, já ganhei muitos prêmios, mas ter sido selecionada este ano teve um significado ainda mais especial por vários motivos, dentre eles o fato de ter sido na categoria poesia, que eu nunca tinha escrito de forma profissional e isso me abriu muitas portas e mundo de novas possibilidades”, comenta.

Já Francisco Simon Maia, vencedor da categoria Contos com a obra “Da janela vê-se o mundo”, acredita que esse momento é o ápice de um trabalho iniciado com meses de antecedência. “Estou com uma grande expectativa, com certeza será uma muito especial na Academia Cearense de Letras”, afirma.

O projeto é idealizado pela Família Pontes, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e do Grupo Marquise, realização da House Cultura, da Academia Cearense de Letras, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, e conta com o apoio da Sociedade Amigas do Livro.

Serviço

O que: Noite de Autógrafos da Coleção Osmundo Pontes

Quando: quinta-feira, 10 de novembro

Onde: Academia Cearense de Letras

Horário: 19h

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas