Muitas novidades

Com curadoria de Max Perlingeiro, Natal do Bem do Lide Ceará segue para sua 5ª edição

Por Gabriela - Em 25/11/2022 às 2:01 PM

Emilia Buarque E Max Perlingeiro

Emilia Buarque e Max Perlingeiro – Foto: Portal IN

Após o sucesso dos anos anteriores, o LIDE Ceará promove mais uma edição do projeto Natal do Bem. Unindo arte e solidariedade, o evento tem como objetivo ajudar instituições do terceiro setor que necessitam de apoio financeiro. Para isso, a presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque, reúne associados do grupo e empresários cearenses em um leilão beneficente de obras de arte a ser realizado na quinta-feira, 01 de dezembro, as 19h30, no Hotel Gran Marquise. O evento para convidados contará também com um show especial da cantora Giovana Bezerra e participação de grupo musical da Casa de Vovó Dedé.

O leilão beneficente do Natal do Bem tem a direção de Max Perlingeiro, sócio-diretor das galerias Multiarte e Pinakotheke e uma das referências nacionais em artes plásticas, que construiu com louvor e com o apoio de grandes doadores um dos catálogos mais expressivos até então, com mais de 20 obras de arte cedidas por artistas, colecionadores e galerias. Todo o valor arrecadado com o leilão das obras e com a renda obtida com a venda dos convites da 5ª edição do Natal do Bem serão revertidos para as seguintes instituições assistenciais: Casa de Vovó Dedé, Casa do Menino Jesus, Filhos Amados do Céu, Movimento de Saúde Mental, Elos Da Vida e Primeira Chance, além do Instituto Jacques Klein, que é patrono do evento.

Ao todo, serão leiloados pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, fotografias e objetos de arte especialmente selecionados por Max Perlingeiro para a avaliação e arremate dos participantes. Estão na lista obras de artistas como Antonio Bandeira, Vicente Leite, Cícero Dias, Irmãos Campana entre outros nomes representativos das artes plásticas brasileiras. Algumas obras são raridades, como uma peça de tapeçaria do período de Napoleão III, uma uma pintura de Glauco Rodrigues, uma raríssima obra de Ferreira Gullar, um vaso Shugo Izumi, considerado o maior ceramista contemporaneo, além da contemporânea presente com obras de Marinalvo Santos e Antonio Manuel, além de uma fotografia de Pedro Vasquez.

“A pandemia arrefeceu, mas estamos diante de outra endemia que é o abismo social, resultante de um período tão crítico de nossa história. Sabemos que muitos têm empreendido ações grandiosas de redução da pobreza, da fome e da melhoria do bem estar social em diversos campos como: crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, assistência à saúde, apoio à educação e outros. O fato é que a miséria é evidente nas ruas, as dificuldades surgiram não somente nas empresas, nas famílias, mas também no terceiro setor. Por este motivo, se torna ainda mais importante nos unirmos nesta corrente do bem”, comenta Emília Buarque, presidente do Lide Ceará.

Para colaborar com as instituições escolhidas, a qualidade e a relevância das obras de arte a serem leiloadas é um fator de destaque. “Estamos na quinta edição do Natal do Bem. Parece um sonho. Aliás: é um sonho! Uma ação que nasceu na minha casa em conversa com amigos. Não sabia a dimensão que poderia tomar, nem o universo que poderia atingir. É o momento em que me envolvo pessoalmente, já desde o término de cada edição. Eu costumo falar que faço um rodízio de amigos. É a generosidade de quem doa e a generosidade de quem participa. Vida longa ao nosso Natal do Bem!”, assegura o curador Max Perlingeiro.

Mais notícias

Ver tudo de Notas