Conectividade

Com investimento e modernização, Ceará é cada vez mais competitivo

Por Gabriela - Em 22/10/2021 às 5:26 PM

Entrega De Tablets Aos Alunos De Escolas De Ensino Medio

Foto: Divulgação

A cada dia que passa, o Ceará se torna mais conectado. Seja como o restante do mundo, seja dentro do seu próprio território. Os investimentos em uma rede de fibra óptica eficiente vão tornando o Estado um dos pilares brasileiros quando o assunto é conectividade. “Vai significar um avanço importantíssimo, principalmente nessa época em que a pandemia acelerou o processo de conectividade do mundo. O Ceará hoje já é, juntamente com Rio de Janeiro e São Paulo, um dos três pontos com maior conectividade do País”, afirma Camilo Santana.

Programa Ceará Conectado

Atualmente, o Estado conta com 16 cabos de fibra óptica, ligando-o com o mundo e com o Brasil. A ideia é que mais dois sejam instalados até 2022, totalizando assim 18 cabos. “Nós estamos transformando a rede pública de fibra óptica do Ceará na maior do Brasil”, atesta o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Filho, ao explicar a importância do Programa Ceará Conectado para democratizar o acesso à internet, apoiar a transformação digital no setor público e gerar mais competitividade no Ceará. O Programa, lançado pelo Governo do Ceará, será executado pela Seplag, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com o objetivo de conectar com fibra óptica todos os 184 municípios do Ceará, oferecendo serviço gratuito de internet, via wi-fi, em praça pública. Com investimento de mais R$ 67 milhões, a iniciativa também deve conectar equipamentos e serviços públicos, beneficiando toda a população cearense. Para garantir esse serviço, a infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC), rede pública de internet do Estado do Ceará, criada em 2007, será ampliada em cerca de 60%, chegando a 7.046 km.

O Ceará e o mundo

A expansão será coordenada pela Etice, responsável pelo Cinturão Digital. O presidente da empresa, Lassance de Castro, explica que a estratégia será contemplada pela infraestrutura dos 16 cabos submarinos de fibra óptica já instalados e data centers localizados pelo estado. Segundo ele, Fortaleza é uma das três cidades com mais cabos submarinos de fibra óptica do mundo. Atualmente, os cabos ligam Fortaleza a Colômbia, Venezuela, Bermudas, Estados Unidos, Camarões, Portugal, Espanha, Senegal, Cabo Verde, Argentina, Guiana Francesa, dentre outros.

Cabos submarinos em operação comercial

210917 Ellalink Cabo Intercontinental Cg3619

Camilo Santana

Os mais recentes cabos submarinos a entrar em operação comercial – em junho de 2021 –, a partir de Fortaleza, foram os da empresa portuguesa EllaLink. Os dois novos cabos conectam o Brasil, através de Fortaleza, a Sines, em Portugal, operando com capacidade de 100 terabits por segundo. A estrutura é a primeira a ligar diretamente o Brasil ao continente europeu, sem depender de conexão via Estados Unidos. “Com a chegada dos cabos da EllaLink, ligando o Brasil a Europa diretamente, isso vai facilitar o nosso transporte de informação que antes passava pelos Estados Unidos, e agora vai direito para a Europa. Nós vamos ganhar 50% em média de tempo que demorava para ser feita essa conexão, embora essa conexão já fosse rápida”, ressaltou Lassance de Castro.

Nessa perspectiva, o Ceará tem potencial para ser não somente um local de ancoragem para os cabos, mas ser um centro de tecnologia e inovação. Essa é a avaliação do governador Camilo Santana. Há ainda a localização estratégica da Capital, que deve criar oportunidades e atrair novos negócios para o Estado. A competitividade no setor de provedores de internet é outro benefício que pode ser obtido a partir dessa infraestrutura. “A gente tem incentivado e estimulado para que as empresas de data centers e grandes players mundiais se instalem no Ceará, e saiam dessa concentração que existe no Sudeste brasileiro. Nós estamos defendendo isso. A maior quantidade de data centers do Norte e Nordeste brasileiro está em Fortaleza, no Ceará”.

Whatsapp Image 2021 10 22 At 17.17.15

.

Mais notícias

Ver tudo de Notas