arte na passarela
Com Ticiane Pinheiro e Gianecchini, Lino Villaventura exalta a moda autoral em desfile no SPFW
Por Marlyana Lima - Em 11/04/2025 às 1:06 AM

1777685301 Reynaldo Gianecchini 9884
Em uma das noites mais aguardadas da edição N59 do São Paulo Fashion Week, Lino Villaventura entregou o que dele se espera — e mais. Com seu estilo autoral inconfundível, o estilista deu início ao desfile, no dia 9, com uma sequência de looks brancos que fizeram eco à sua própria história na passarela: uma referência elegante ao emblemático desfile monocromático dos anos 2000, agora repaginado com bordados em pérolas e acabamentos rústicos, como no colete tweed de barra desfiada.
O ponto alto da noite veio com surpresas que arrancaram aplausos e gritos entusiasmados da plateia: a apresentadora de TV Ticiane Pinheiro e os atores Reynaldo Gianecchini e Samuel de Assis, ícones da televisão e da moda nacional, surgiram desfilando com a leveza e a sofisticação que traduzem a essência do universo Villaventura. Gianne lembrou que desfila para Lino desde a sua época de modelo. “Gosto muito dessa moda-arte que ele traz. Adorei e sempre que puder, estarei na passarela dele”, contou o ator em entrevista à Veja.
A coleção de Lino, que transita com maestria entre o angelical e o medieval, apresentou vestidos etéreos em tons florestais — marrom, verde e roxo — evocando a imagem de ninfas urbanas. Um dos destaques foi o vestido mosaico, onde pedaços de tecidos bordados se fundem em uma narrativa visual densa, quase pictórica.

Tici Pinheiro desfila para Lino Villaventura no SPFW N59
Com ares dramáticos, o segundo bloco do desfile mergulhou em inspirações medievais. As peças, estruturadas com fivelas, tiras e cetins bordados com pérolas negras, criaram uma armadura visual sofisticada, finalizada com balaclavas que evocaram referências contemporâneas e cinematográficas, remetendo aos figurinos de Game of Thrones — sem nunca perder a assinatura de Lino.
Na moda masculina, o estilista apostou em um streetwear urbano de alma refinada. Peças em tons cáqui dividiram espaço com capas de matelassê em cores fluo e sneakers exclusivos, propondo uma leitura moderna e versátil do guarda-roupa masculino. O gran finale veio em preto total, exaltando a tridimensionalidade e as texturas tão características do trabalho de Villaventura.
Em suas redes sociais, o estilista paraense e radicado no Ceará, exibiu momentos de bastidores, com momentos descontraídos e alguns spoillers do que mostraria nas passarelas da SPFW.
Confira alguns highlights!
- Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Lino Villaventura no SPFW N5
- Tici Pinheiro nos bastidores – Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Gianechinni nos bastidores – Desfile Lino Villaventura SPFW N59
- Samuel de Assis nos bastidores – Desfile Lino Villaventura SPFW N59
Mais notícias
escala 6x1


































