Comércio de rua deve ter horário ampliado ainda em 2017

Por Admin - Em 17/10/2017 às 1:04 PM

Eleito por aclamação presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, defende a ampliação do funcionamento do comércio de rua da Capital até a meia-noite ou durante 24 horas. Para que os novos horários sejam implantados, a Câmara Municipal precisa aprovar o projeto de lei da Prefeitura que integra o pacote Fortaleza Competitiva de estímulo à economia.

A mudança no horário de funcionamento das lojas de rua é um pleito antigo dos empresários, por entenderem que torna Fortaleza mais competitiva. Segundo a Ação Novo Centro, na região há 7.800 empresas, responsáveis pelo emprego de mais de 64,8 mil trabalhadores. O fluxo de clientes é de 350 mil pessoas em dias úteis, enquanto aos sábados é de 420 mil. Deste total, 64 são comerciários que trabalham no bairro.

A expectativa é de a proposta seja aprovada pelos vereadores até o fim do ano e implantada imediatamente, mas de forma gradual. Iniciaria nos corredores da Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Atualmente, a legislação permite que o comércio de rua funcione de segunda a sexta-feira até às 18 horas, aos sábados até às 16 horas e aos domingos e feriados somente quando estiver previsto em acordo coletivo com o sindicato dos trabalhadores.

Quando anunciou o projeto, no final de julho último, o prefeito Roberto Cláudio disse que a proposta é possibilitar que o comércio de rua tenha o mesmo tratamento de horário dos shoppings. Afirmou que essa diferenciação gera menos oportunidade de emprego em meio a uma crise, menos oportunidades de negócio, agora, obviamente, que terá hora extra é claro, todo tratamento trabalhista adequado”. 

Assis Cavalcante, eleito na tarde desta segunda-feira, 16, será empossado presidente da CDL Fortaleza no dia 16 de dezembro. A entidade conta com cerca de 10 mil associados.

Assis Cavalcante é eleito presidente da CDL Fortaleza

Fotos: Arquivo

Mais notícias

Ver tudo de Notas