Complexo do Pecém: novo hub logístico do Brasil

Por Admin - Em 17/10/2017 às 10:21 AM

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, está com projetos a todo vapor na área do Porto do Pecém. Para torná-lo um hub de logística portuária para os diversos continentes, o governador Camilo Santana modernizou a legislação referente ao Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém, sancionando a Mensagem nº 8163/2017, de sua autoria. 

Durante reunião da diretoria plena da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), às 18h30 de hoje, Ribeiro informará em que estágio encontram-se as conversas do Governo com o Porto de Roterdã, com a Air France-KLM e cm a Fraport. A expecttiva é de que ainda neste ano, provavelmente em dezembro, seja fechado a parceria com os holandeses.

O Pecém é o porto brasileiro geograficamente mais bem localizado para o comércio marítimo através do Canal do Panamá e o primeiro ponto de atracação de navios vindo do norte e com capacidade de receber as embarcações de grande porte. O complexo abriga a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em operação no Brasil, condição que tem despertado o interesse de companhias multinacionais e outras indústrias brasileiras com foco na exportação. 

Com a nova lei sancionada pelo governador, a Cearáportos se transforma em Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (CIPP S.A) para dar maior abrangência à sua atuação e também torna a ZPE Ceará sua subsidiária. Com isso, a companhia CIPP S.A passa a atuar vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Segundo Cesar Ribeiro, essas mudanças planejadas como política de Estado pelo governador Camilo Santana vão possibilitar não só a parceria com o Porto de Roterdã, um dos mais importantes do mundo em termos de eficiência e logística, como também outras parcerias, seja no campo de sistemas, informação, dados, gerenciamento industrial, entre outros. 

O Ceará hoje desponta como grande Estado propulsor de desenvolvimento e o Cipp, conforme Ribeiro, está aberto a inúmeras parcerias que gerem desenvolvimento econômico, com emprego, renda e oportunidades para os cearenses. “Estamos buscando o que há de melhor em termos de logística e vamos tirar muito conhecimento e oportunidades dessas parcerias”, garante o secretário. “Devemos pensar de forma estratégica e ‘fora da caixa’ para absorvemos o que há de melhor que essas parceiras podem trazer de oportunidades, projetos esses de grande relevância estratégica”, complementa.

Cesar Ribeiro, titular da SDE

Foto: Balada In

Mais notícias

Ver tudo de Notas