Arte

Confira as exposições previstas para desembarcar no Espaço Cultural Unifor

Por Gabriela - Em 30/06/2022 às 3:17 PM

Galeria Espaco Cultural Foto 800

Espaço Cultural Unifor

Um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil, o Espaço Cultural Unifor vem preparando novidades para o mês de setembro. O local receberá duas novas exposições: “Francisco de Almeida: Jardim dos Anjos – 60 Anos, 60 Obras”, que será exposta nas galerias do piso térreo, e “34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro, mas eu canto”, no piso superior.  

Confira os detalhes das exposições.  

“Francisco de Almeida: Jardim dos Anjos – 60 Anos, 60 Obras” 

O artista plástico cearense Francisco de Almeida nasceu em Crateús, sertão árido do Ceará em 1962. Vive e trabalha em Fortaleza onde, após ter se dedicado a estudos de diversas expressões artísticas, optou pela xilogravura. Na exposição “Jardim dos Anjos / 60 Anos – 60 Obras”, o Espaço Cultural Unifor apresentará um relato do percurso artístico do artista nos últimos 35 anos, abarcando obras inéditas instalativas a simbolizar a cartografia pessoal do artista através de instrumentos, ferramentas e todo seu universo privado do atelier como oportunidade única de entendimento do “ato do fazer”.  A curadoria é de Tereza de Arruda. 

Abertura: 6 de setembro de 2022, 19h
Período de exibição: 7 de setembro a 18 de dezembro de 2022 

Itinerância 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro, mas eu canto 

“Faz escuro, mas eu canto”, verso do poeta Thiago de Mello, foi o enunciado da 34º Bienal de São Paulo, realizada em 2021. Retirado do poema “Madrugada Camponesa”, de 1963, e reproduzido por Nara Leão como canção em 1966, a frase “faz escuro mas eu canto porque a manhã vai chegar” diz respeito à luta em um momento de escuridão e ao sussurro de esperança. A ideia do texto é transposta da década de 1960 para os dias de hoje, questionando qual seria o “escuro” e o “canto” da atualidade. A mostra traz obras dos artistas Alice Shintani, Daiara Tukano, E.B. Itso, Frida Orupabo, Gala Porras-Kim, Gustavo Caboco, Jaider Esbell, Jungjin Lee, Melvin Moti e Victor Anicet. 

Abertura: 6 de setembro de 2022, 19h
Período de exibição: 7 de setembro a 4 de dezembro de 2022 

Mais notícias

Ver tudo de Notas