Arte e cultura

Confira o funcionamento da Exposição Carolinas, na CAIXA Cultural Fortaleza, no Carnaval

Por Viviane Ferreira - Em 09/02/2024 às 2:54 PM

Image1

.

Durante o período de Carnaval, a Exposição Carolinas, na CAIXA Cultural Fortaleza, poderá ser vista nesta sexta-feira e sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h. De 12 a 14 de fevereiro, o equipamento estará fechado.

Assim, a mostra em homenagem a Carolina de Jesus, uma das mais relevantes artistas e escritoras do Brasil, retornará normalmente a partir do dia 15 de fevereiro.

A Exposição Carolinas, que recebeu uma nova expografia, assinada por Ana Kalil, segue até o dia 10 de março e conta com instalações, pinturas, obras visuais, slam, poemas e manuscritos de artistas negras cearenses, as “Carolinas contemporâneas” cujas obras são influenciadas por Carolina de Jesus. São elas: Alexia Ferreira, Ana Aline Furtado, Dhiovana Barroso, Dinha Ribeiro, Francisca Oliveira, Sarah Forte, Renata Felinto e Pretarau – Sarau das Pretas. Com entrada gratuita, a mostra conta também com um poema inédito da atriz e slammer carioca Rainha do Verso.

A ideia é que o público possa conhecer as várias Carolinas que fazem parte desta artista tão múltipla e plural, bem como a sua influência para gerações de artistas negras brasileiras. A mostra estará organizada em quatro núcleos, que abordam memórias da escritora, seu nascimento como artista, maturidade intelectual e o final de sua vida. Todos esses segmentos têm, como eixo comum, a história de Carolina.

Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras do país a tematizar o cotidiano da favela, território marginalizado e onde ainda era incomum a autonomia da palavra. As obras da autora já foram lançadas em 46 países e traduzidas para 16 idiomas.

A exposição “Carolinas”, que é uma realização da Via Press Comunicação, integra a temporada 2023/2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. Instagram: @exposicaocarolinas

Serviço:

[Artes Visuais] Exposição “Carolinas”

Realização: Via Press Comunicação

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Visitação: até 10 de março de 2024

Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 10h às 19h (domingos e feriados)

*Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o equipamento estará fechado

Mais notícias

Ver tudo de Notas