MOMENTO HISTÓRICO

Corpo de Bombeiros do Ceará celebra 100 anos com inauguração de museu e entrega de honrarias

Por Marlyana Lima - Em 10/08/2025 às 4:39 PM

Solenidade Corpo De Bombeiros

Cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá – Foto: Denilson Araújo

A sede histórica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o tradicional Casarão Vermelho, localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, ganhou um novo propósito. Revitalizado, o espaço passa a abrigar o Museu do Corpo de Bombeiros, um equipamento cultural dedicado a preservar e contar a trajetória da corporação, que completou 100 anos.

A cerimônia de inauguração, realizada no sábado (9), contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto; além de diversas autoridades e personalidades. O evento marcou o encerramento da programação do centenário, que também incluiu, ao longo da semana, a realização do Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom), reunindo profissionais de todo o país para compartilhar pesquisas, experiências e inovações.

Em seu discurso, Roberto Sá destacou o papel essencial da corporação. “Enquanto todos correm dos acidentes naturais e dos desastres, nossos bombeiros correm para salvar as pessoas. Então é uma instituição que deve receber por parte de todos nós os aplausos, a reverência, a continência e o agradecimento por estarem, dia e noite, arriscando as suas vidas para salvar a vida de quem não conhece. Aproveito para parabenizar pela inauguração do Museu, no nosso Casarão Vermelho. É um local que vai eternizar memórias, momentos, passagens importantes nesses 100 anos de uma corporação tão importante para nós”, reiterou.

Solenidade Corpo De Bombeiros

Solenidade na sede do Corpo de Bombeiros contou com a preseça de autoridades e convidados

O Casarão Vermelho, inaugurado em 7 de setembro de 1934, já foi palco e testemunha de momentos históricos da corporação, como o incêndio na Casa de Saúde César Cals, em 1959; o acidente aéreo do voo Vasp 142, em 1982; o incêndio no Palacete Ceará, também em 1982; e, mais recentemente, o desabamento do Edifício Andrea, em 2019. Agora, o museu reúne registros fotográficos, equipamentos e veículos usados em ocorrências marcantes.

O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, ressaltou a importância da preservação da história da instituição. “Sou muito grato a Deus, mas sou grato também a todos que fazem parte da nossa instituição do bombeiro militar. (…) Vocês tornaram esse momento que celebramos hoje possível. Externo meus agradecimentos aos membros da comissão de implantação do Museu do Corpo de Bombeiros que vão cuidar daqui para frente”.

Museu Corpo De Bombeiros

Museu do Corpo de Bombeiros

Homenagens no centenário

Durante a solenidade, diversas autoridades, personalidades e empresários foram condecorados com a Medalha e a Moeda do Centenário do CBMCE, o certificado Amigo dos Bombeiros e a medalha Desembargador Moreira. Entre os homenageados estão o secretário Roberto Sá, o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário de Turismo, Eduardo Bismarck; o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; o secretário de Esporte, Rogério Pinheiro; o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez; o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; a cantora Solange Almeida; e o historiador e major da reserva José Luciano Viana, um dos responsáveis pela instalação do museu.

Mais notícias

Ver tudo de Notas