Grand Prix FIPRESCI
Crítica internacional consagra “Ainda Estou Aqui” como melhor filme do ano
Por Paulla Pinheiro - Em 02/09/2025 às 1:27 PM

Cena de “Ainda estou aqui”
Um ano depois de sua estreia em Veneza, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, continua acumulando prêmios pelo mundo. O longa, já vencedor do Oscar de melhor filme internacional, acaba de conquistar o Grand Prix FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema ao melhor filme do ano. É a primeira vez que uma produção brasileira recebe a honraria.
A votação reuniu 739 críticos de 75 países, reforçando a projeção internacional da obra. O prêmio será entregue a Salles em cerimônia de gala durante a abertura do Festival de San Sebastián, no próximo dia 19 de setembro, na Espanha. Desde 1999, o Grand Prix já distinguiu nomes como Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar, Alfonso Cuarón, Michael Haneke e Chloé Zhao.
Estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva (Mello) durante a ditadura militar, além do impacto sobre a família, conduzida por Eunice (Torres). Em trajetória marcante, “Ainda Estou Aqui” já soma 61 prêmios em festivais e premiações nacionais e internacionais, incluindo o Globo de Ouro de melhor atriz e o Leão de Prata de melhor roteiro no Festival de Veneza.
Mais notícias
ABECS
























