Iniciativa Responsável

Diageo incentiva consumo responsável de álcool e reforça a importância da hidratação em nova campanha

Por Gabriela - Em 17/09/2020 às 10:09 AM

Brinde

Brinde

A Diageo vem promovendo, durante setembro, o mês do consumo responsável. Nesse período, o The Bar, e-commerce da companhia, enviará gratuitamente uma garrafa de água para os consumidores junto aos pedidos realizados na plataforma.

A campanha tem o objetivo de reforçar o consumo responsável de bebidas alcoólicas, que passa pela hidratação. A iniciativa é limitada até durarem os estoques.

“Antes e durante o consumo de bebida alcoólica, devemos sempre estar alimentados e hidratados. Esse comportamento diminui a velocidade com que o álcool é absorvido pelo corpo. A Diageo tem uma grande preocupação com a questão do consumo responsável, e, por isso, buscamos munir o consumidor com informações para tomar decisões corretas e conscientes”, afirma o gerente de Inovação da Diageo, Marcelo Carvalho.

O The Bar também preparou uma lista de dicas para celebrar com moderação e equilíbrio. As informações são do DRINKiQ, plataforma educativa da Diageo voltada ao consumo responsável de bebidas alcoólicas. Confira as dicas:

Água (4)

Água

O que importa é a quantidade

Álcool é sempre álcool, independentemente do tipo de bebida, seja cerveja, vinho ou destilados. O efeito no organismo é determinado pela quantidade ingerida e não pelo tipo de bebida (destilada ou fermentada). Ao compará-las, é importante verificar quantos gramas ou mililitros de álcool puro cada dose contém. Exemplificando, um copo de 330 ml de cerveja, uma taça de 100 ml de vinho ou uma dose de 30 ml de bebida destilada – seja whisky, vodka, gin ou cachaça – contêm a mesma quantidade de álcool: 10 gramas.

Alimentação e hidratação

Antes de beber e enquanto estiver consumindo bebida alcoólica, devemos sempre comer e ingerir água. O consumo de alimentos e a hidratação diminuem a velocidade com que o álcool é absorvido pela corrente sanguínea, mantendo-o no estômago por mais tempo. Beber água nos mantém hidratados.

Eliminação do álcool

Seja a bebida fermentada ou destilada, o corpo leva, aproximadamente, uma hora para processar uma dose com 10 gramas de álcool. E é impossível acelerar seu processo de eliminação pelo organismo. Tomar banho frio, beber café e respirar ar fresco até podem ajudar a nos deixar mais alertas, mas não irão acabar com os efeitos do álcool nem nos deixar sóbrios.

Homens e mulheres processam álcool de maneira diferente

Os efeitos da ingestão do álcool variam de pessoa para pessoa. Condições de saúde, quantidade ingerida, gênero (feminino ou masculino), idade e alimentação são alguns dos principais fatores influenciadores quando o assunto é metabolizar o álcool. O fígado é o órgão responsável por processar o álcool por meio de uma enzima chamada álcool desidrogenase, ou ADH. As mulheres, em geral, têm menos ADH, por isso elas sentem mais os efeitos do álcool do que os homens mesmo se consumirem a mesma quantidade.

Menores de idade nunca devem consumir bebidas alcoólicas

O consumo precoce e indevido causa vários danos à saúde, comprometendo o rendimento intelectual, o aprendizado, a relação com outras pessoas, além de aumentar o risco de intoxicação, lesões e acidentes.

Se beber, nunca dirija

O álcool afeta o raciocínio, a coordenação motora e a visão, por isso, torna o consumidor impossibilitado de dirigir.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle