Dilma Rousseff toma posse para seu segundo mandato

Por Admin - Em 01/01/2015 às 7:00 AM

A presidente Dilma Rousseff toma posse nesta quinta-feira, para seu segundo mandato consecutivo à frente da Presidência da República.  A cerimônia oficial começará na Esplanada dos Ministérios, onde Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, embarcarão em carros abertos, às 14h45, na altura da Catedral de Brasília. 

Escoltados por batedores e pela cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, as duas autoridades seguirão até a rampa do Palácio do Congresso Nacional. Lá, serão recebidas pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros. Já dentro do Congresso, caminharão até o Plenário da Câmara dos Deputados e, no trajeto, se encontrarão com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também deverá compor a Mesa da cerimônia, ao lado dos eleitos e dos presidentes do Senado e da Câmara.

No Plenário, Dilma e Temer deverão prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse. Após a execução do Hino Nacional, Dilma fará seu primeiro discurso como presidente reempossada.

No encerramento dessa primeira fase da cerimônia, Dilma e Temer voltarão para a área externa do Congresso para mais uma execução do Hino e a salva de 21 tiros. Eles irão dirigir-se à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência, e Dilma, como comandante-chefe das Forças Armadas, passará em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Em seguida, partirá com Temer para o Palácio do Planalto, para subir a rampa e dirigir-se ao Parlatório.

Um coquetel para os chefes de Estado e delegações estrangeiras encerrará a cerimônia de posse, no Palácio do Itamaraty. A cantora Alcione, que apoiou a presidente durante a campanha, é a estrela do evento, que contará ainda com actuações de vários artistas de Brasília, como o rapper GOG, além de uma escola de samba e capoeiristas.

Dilma Rouseff

Foto: divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas