Melhor Filme Estrangeiro

Diretor é surpreendido ainda no tapete vermelho do Critics Choice com vitória de ‘O Agente Secreto’

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/01/2026 às 12:26 AM

Saveclip.app 590401129 18546570127012158 83717075275417965 N

Kléber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux e Wagner Moura durante a cerimônia de premiação nesse domingo, 4. Foto: Reprodução/Instagram

O longa brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026, nesse domingo (4). O anúncio aconteceu ainda no tapete vermelho, antes do início oficial da cerimônia, realizada em Santa Monica, na Califórnia, surpreendendo o diretor durante uma entrevista.

Kleber falava sobre Wagner Moura, protagonista do filme, quando foi informado da vitória, que desbancou Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén – Uma História de Injustiça (Argentina).

Wagner concorre ainda ao prêmio de Melhor Ator, em disputa com Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Joel Edgerton, Ethan Hawke e Michael B. Jordan; e Melhor Ator Coadjuvante em Série, por “Ladrões de drogas”, troféu que ficou com Owen Cooper, de “Adolescência”.

Temporada de premiações aberta

O Agente Secreto já figura entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco, conforme lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com cerimônia marcada para 15 de março. 

O Critics Choice inicia o ano sendo um dos principais termômetros para o Oscar e costuma influenciar a temporada de premiações, além de fortalecer campanhas rumo às estatuetas mais cobiçadas da indústria. Após o sucesso de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado, O Agente Secreto está mantendo o cinema brasileiro em evidência no mercado exterior.

Mais notícias

Ver tudo de Notas