Economia: Natal movimentará R$ 270 milhões no comércio de Fortaleza
Por Admin - Em 06/12/2016 às 10:11 AM
A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE) revela que 48,3% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 270 milhões no comércio varejista local. O resultado projeta uma queda de 10,0% sobre o valor faturado no ano passado (R$ 300 milhões), mas mantém o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo de Fortaleza.
A queda no faturamento decorre da combinação da redução do percentual de consumidores que deverão comprar presentes (que caiu de 52,5%, em 2015, para 48,3% neste ano) e da queda do valor previsto dos gastos individuais, que passou de R$ 326 no ano passado, para R$ 319 neste ano. O mix de produtos não teve alteração e o consumidor mostra preferência pela compra de artigos de vestuário, com 62,4%, seguido de brinquedos (29,3%), calçados, cintos e bolsas (28,7%) e itens de perfumaria (17,1%).
A compra de presentes deverá movimentar R$ 270 milhões no comércio varejista de Fortaleza, com um gasto médio por consumidor estimado em R$ 319 e valor médio por presente de R$ 117. A forma de pagamento mais utilizada é o pagamento à vista, declarado por 77,2% dos entrevistados, seguido do cartão de crédito (31,0%). Quanto ao possível local de compra, destacam-se os supermercados e hipermercados (43,6% das respostas), os shopping centers (27,0%) e as lojas de rua (25,3%), sugerindo movimento intenso em todo o comércio.
Apesar de grande parte dos consumidores não declararem dia específico para as compras (41,5%), a conveniência de funcionamento é fator essencial para o atendimento do consumidor, já que 30,2% relataram ter no sábado como o dia ideal para as compras. Além disso, os entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 54,8% e 46,0% de citação, respectivamente.
Mais notícias
Segurança informacional

























